Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1261
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A brincadeira na estratégia socioeducativa com crianças em um Centro de Referência da Assistência Social de Castanhal-PA
metadata.dc.creator: MOURA, Naeli Thaise Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Carlos Renilton Freitas
Issue Date: 6-Jul-2018
Citation: MOURA, Naeli Thaise Rodrigues. A brincadeira na estratégia socioeducativa com crianças em um Centro de Referência da Assistência Social de Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1261. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a integração das brincadeiras na estratégia de desenvolvimento socioeducativo de crianças atendidas pelo serviço de convivência de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Castanhal-PA. Essa pesquisa se configura como uma abordagem qualitativa, com a utilização de uma entrevista semiestruturada como coleta de dados. Foram sujeitos deste estudo 02 educadores sociais e 02 crianças que estão inseridas no serviço de convivência. Inicialmente foi feito um breve histórico sobre a ludicidade e suas contribuições no serviço de convivência, para que se consiga apresentar uma breve discussão sobre a temática. Os resultados indicaram que a convivência diária das crianças possibilita trocas de aprendizagem, umas aprendem com as outras, por meio das atividades e brincadeiras. Percebe-se que a ação do brincar quando direcionado, gera prazer, despertando um novo olhar dos educadores possibilitando espaços maiores para realização de brincadeiras. É por meio das ações socioeducativas e da convivência com outras crianças e educadores, os usuários do SCFV tornam-se mais autônomas e responsáveis; as crianças constroem através da convivência no brincar suas identidades, fortalecendo vínculos enquanto indivíduos. Portanto, o lúdico deve ser incluído como elemento do processo de aprendizagem, deixando de ser considerado apenas como um espaço de “folga” da ação pedagógica.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Brincadeiras
Educação de crianças
Crianças - Assistência em instituições
Ludicidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BrincadeiraEstrategiaSocioeducativa.pdf290,25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons