Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1260
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal
metadata.dc.creator: FERREIRA, Genice Maria Menezes
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Ellen Aguiar da
Issue Date: 13-Oct-2018
Citation: FERREIRA, Genice Maria Menezes. Relação família x escola e o desenvolvimento escolar de alunos: um estudo a partir de uma turma de 5° ano do ensino fundamental em uma escola particular do município de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1260. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo apresenta considerações acerca das implicações da parceria entre família e escola no rendimento escolar de alunos do 5º ano. O lócus que ocorreu a investigação foi uma escola de caráter privativo localizada no Município de Castanhal-PA. Objetivou-se analisar quais a implicações ocasionadas pela parceria estabelecida entre família e escola no rendimento escolar dos educandos. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, norteada metodologicamente por Santos Filho (1995), Minayo (2002) e Marconi; Lakatos (2003), utilizou como instrumento de coleta de dados dois tipos de questionários e um roteiro de entrevista, todos compostos por dez (10) perguntas semiestruturadas, além de duas breves observações. Teve-se como colaboradores três (3) mães de alunos do 5º ano, uma (1) professora da referida turma e uma (1) Assessora diretiva da instituição, além dos questionários e entrevista a análise teve contribuição de duas observações feitas pela pesquisadora, voltadas para a gestão da escola e a turma investigada. Para a discussão acerca das temáticas, família, escola, rendimento escolar e parceria entre família e escola, assim como para a análise dos dados trouxemos os pensamentos de autores como Antunes (2014), Gadotti (2013), Paro (2011), Dessen e Polonia (2005 e 2007), Fonseca (2014) e entre outros. Foi apontada pela pesquisa a baixíssima participação familiar na formação escolar dos educandos, constatou-se ainda que os alunos com acompanhamento familiar apresentam melhor rendimento escolar. Considerou-se que a parceria entre família e escola exerce importante influência no rendimento dos educandos, mas precisa-se ainda que família e escola pensem conjuntamente em meios para tal parceria.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação - Participação dos pais
Lar e escola
Aprendizagem
Rendimento escolar
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RelacaoFamiliaEscola.pdf528,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons