Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1259
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Programa Bolsa Família como uma proposta de emancipação: os impactos educacionais do programa em uma escola pública do município de Mãe do Rio
metadata.dc.creator: BATISTA NETO, Alcides Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Dario Azevedo dos
Issue Date: 26-Oct-2018
Citation: BATISTA NETO, Alcides Gomes. O Programa Bolsa Família como uma proposta de emancipação: os impactos educacionais do programa em uma escola pública do município de Mãe do Rio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1259. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Dentre as lutas travadas no campo do Estado Moderno capitalista entre dominantes e dominados têm-se ganhado destaque a resistência dos sujeitos que clamam por qualidade de vida, e com isso se aumentou a atenção aos fatores que interrompem o êxito do estado de bem-estar. Entre os fatores mais comuns, podem ser citados a fome e os baixos índices de educação presentes nas múltiplas sociedades que para melhorar os índices negativos tem adotado as Políticas de Transferência de Renda. Perante esta compreensão, o objetivo deste trabalho é evidenciar os impactos educacionais causados pelo Programa Bolsa Família em uma escola pública no município de Mãe do Rio-PA. Para fazer esta análise, foi necessário compreender como as políticas públicas nascem, porque elas são necessárias e qual concepção de Estado as sustentam. Para tanto, partiu-se da macroestrutura estatal, que trata da gênese e fundamentos do Estado Moderno segundo a visão marxiana, os fundamentos e história da política social segundo Elaine Behring e Ivanete Boschetti, a origem e hegemonia neoliberal no Estado capitalista desde a década de 80 segundo as visões de Perry Anderson e Ricardo Antunes e as lutas pela implementação dos programas de transferência de renda no Brasil nas análises de Maria Ozanira Silva e outros autores. Para metodologia usou-se a abordagem qualitativa, fazendo um levantamento bibliográfico e exploratório dos dados, tratando destes como estudo de caso por este método não interferir no resultado, mas revelar a perspectiva dos sujeitos envolvidos quanto a problemática. Os sujeitos envolvidos formaram três categorias entre professores, alunos e responsáveis familiares que tem direta ou próxima relação com o Bolsa Família, totalizando 23 entrevistas. Os resultados apontaram impactos positivos na educação da maioria dos sujeitos, mas também problemas citados de relevante atenção governamental e social.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Programa Bolsa Família (Brasil)
Programas de sustentação de renda
Escolas municipais
Mãe do Rio (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProgramaBolsaFamilia.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons