Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1255
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso do inglês no processo de mediação da informação em contexto especializado: Desafios encontrados no cotidiano bibliotecário
metadata.dc.creator: ARAUJO, Brenda Lorena Câmara de
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Lucivaldo Vasconcelos
Issue Date: 2018
Citation: ARAUJO, Brenda Lorena Câmara de . O uso do inglês no processo de mediação da informação em contexto especializado: Desafios encontrados no cotidiano bibliotecário.Orientador: Lucivaldo Vasconcelos Barros. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1255. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Aborda a relação do bibliotecário com a língua inglesa em meio à globalização, apresentando dados que ratificam o fundamento da pesquisa; a importância do domínio desse idioma na comunicação científica, identificando pontos principais como a produção, disseminação e transformação da informação em conhecimento em inglês; as dificuldades que o Bibliotecário encontra para realizar a mediação da informação em inglês e atender o usuário que necessita da informação, com o objetivo de mostrar a importância de conhecer outro idioma em tempos de mudança e de produção de documentos em larga escala, como é observado nos dias atuais. Além de realizar uma análise em uma instituição de pesquisa que trabalha diretamente com a produção e disseminação de informação científica em nível mundial: a Universidade Federal do Pará, utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa básica ou fundamental para reunir os dados do que já foi explanado sobre o assunto, bem como uma pesquisa de campo, com um questionário. Os resultados comprovaram o pressuposto na introdução do trabalho, de maneira que as conclusões constataram a importância da língua inglesa para os Bibliotecários.
Abstract: Presents the librarian's connection with the English language in the globalization, presenting data that ratify the foundation of the research; the importance of mastering this language in scientific communication, identifying key points such as the production, dissemination and transformation of information in English; the difficulties that the Librarian finds to carry out the mediation of the information in English and to serve the user who needs the information, in order to show the importance of knowing another language in times of change and large-scale document production, as observed in the present day. In addition to conducting an analysis in a research institution that works directly with the production and dissemination of scientific information worldwide: Universidade Federal do Pará, using as methodological procedures the basic or fundamental research to collect the data of what has already been explained on the subject, as well as a field research, with a questionnaire. The results confirmed the presupposition in the introduction of the work, so that the conclusions verified the importance of the English language for Librarians.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Keywords: Língua inglesa
Bibliotecário
Comunicação científica
Mediação da informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InglesProcessoMediacao.pdf592,47 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons