Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1251
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Biblioteca escolar como incentivadora da educação ambiental
metadata.dc.creator: RABELO, Fabiane do Socorro Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Nara Raimunda de Almeida
Issue Date: 2018
Citation: RABELO, Fabiane do Socorro Lopes. A Biblioteca escolar como incentivadora da educação ambiental. Orientador: Nara Raimunda de Almeida Santos. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1251. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta a missão educativa da biblioteca escolar, aponta a possibilidade de atuação do bibliotecário como educador e discorre acerca das questões ambientais fazendo o contexto histórico da década 60 até a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é apontar a importância da biblioteca escolar para a elaboração de projetos que incentivem a educação ambiental. A metodologia utilizada ocorreu por meio de levantamento documental (impresso e eletrônico). A pesquisa é qualitativa e quantitativa. Os resultados apontam que a biblioteca escolar é indispensável para o processo educacional, quando trabalha em conjunto com a escola pode incentivar a educação ambiental através da elaboração de projetos e eventos que abordem essa temática, deve ser dirigida por um bibliotecário proativo, que abrace o lado social da biblioteconomia e transforme a biblioteca em um espaço atuante e dinâmico, contribuindo, assim, para a criação de um pensamento crítico em crianças e adolescentes acerca das questões ambientais.
Abstract: Presents the educational mission of the school library, points out the possibility of the librarian as an educator and discusses environmental issues, making the historical context of the 1960s to the 2030 agenda for sustainable development. The objective is to point out the importance of the school library for the development of projects that encourage environmental education. The methodology used was documented (printed and electronic). The research is qualitative and quantitative. The results point out that the school library is indispensable for the educational process, when it works in conjunction with the school it can encourage environmental education through the elaboration of projects and events that address this theme, it should be directed by a proactive librarian, who embraces the side social science of librarianship and transform the library into an active and dynamic space, thus contributing to the creation of critical thinking in children and adolescents about environmental issues.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Keywords: Biblioteca escolar
Educação ambiental
Bibliotecário educador
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecaEscolarIncentivadora.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons