Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1248
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares
metadata.dc.creator: SALES, Renata dos Santos Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: MENESES, Alcione Sousa de
Issue Date: 11-May-2018
Citation: SALES, Renata dos Santos Xavier. A atuação socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. Orientadora: Alcione Sousa de Meneses. 2018. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1248. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem a finalidade de analisar a prática socioeducativa e política do professor do campo e as repercussões de suas ações nas relações escolares e extraescolares. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso através da pesquisa qualitativa, tendo como lócus a escola rural multisseriada (atualmente escola multiano) Nossa Senhora da Conceição, localizada no km 135 Norte, em Medicilândia. Mesmo com todas as dificuldades de acesso, falta de infraestrutura adequada, dentre outros problemas típicos das escolas no meio rural, a experiência docente analisada conseguiu desenvolver um significativo envolvimento entre família e escola, professor e aluno. Observa-se ainda uma influência positiva dessas relações, através de uma espécie de fortalecimento mútuo entre escola/docente-famílias-estudantes nem sempre explícito no processo de ensino e aprendizagem e no ambiente da escola. Nisto reside a importância do protagonismo docente para o fortalecimento da Educação do Campo, mesmo em condições adversas ao ideal de educação escolar diferenciada.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Keywords: Protagonismo docente
Atuação sociopolítico
Dialogicidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na Internet via correio eletrônico: bdm@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AtuacaoSocioeducativaPolitica.pdf200,53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons