Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1238
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas de Leitura na Biblioteca Escolar da Escola Doutor Lauro Chaves
metadata.dc.creator: SILVA, Hanna Leticia da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Nara Raimunda de Almeida
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, Hanna Leticia da Costa. Práticas de Leitura na Biblioteca Escolar da Escola Doutor Lauro Chaves. Orientadora: Nara Raimunda de Almeida Santos. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1238. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Descreve as práticas de incentivo à leitura utilizadas na biblioteca escolar Clarice Lispector da escola Municipal Dr. Lauro Chaves localizada na Baia do sol em Mosqueiro-PA e o papel do bibliotecário como mediador e incentivador da leitura, sendo o elo que liga o leitor à leitura na biblioteca escolar, focando nas estratégias de incentivo à leitura para contribuição na formação do aluno e o desenvolvimento de leitor crítico e reflexivo, abordando a mediação de leitura como uma ferramenta para o bibliotecário no processo de incentivo à leitura no dia-a-dia dos alunos Foi realizada uma pesquisa documental visando compreender as estratégias de leitura praticadas na Biblioteca Clarice Lispector gerida pelo Sistema Municipal de Bibliotecas (SISMUBE),responsável pela transformação das bibliotecas em um espaço acolhedor, oferecendo acesso à leitura aos alunos, corpo docente e área de entorno, de forma mais dinâmica e atraente. Esta dinamização acontece através de diversas ações voltadas a incentivo à leitura. Ressalta que, o incentivo à leitura no ambiente familiar é importante desde a infância e permite criar incentivar o prazer em ler por toda a vida. Conclui-se que, o profissional bibliotecário deve explorar seu potencial, estar ligado aos professores agindo em parceria para que consigam introduzir as estratégias de leitura na rotina dos alunos para a formação de leitores. Deve também desenvolver ações em favor da biblioteca escolar para que esta possa atender às necessidades de seus usuários e possa ser um local favorável à prática da leitura para todas as idades e incentivar com projetos se preciso aos pais ou responsáveis dos alunos para que obtenha um resultado satisfatório.
Abstract: Describes the practices of reading incentive used in the school library, Clarice Lispector at the Municipal school Dr. Lauro Chaves located in the Baia do sol Mosqueiro-PA and the role of the librarian as a mediator and encourage the reading, being the link that connects the reader to read in the school library, focusing on strategies to encourage reading for contribution in the formation of the student, and the development of reader-critical and reflective, addressing the mediation of reading as a tool for the librarian in the process of reading incentive in the day-to-day life of the students Was carried out a documentary research aiming to understand the reading strategies practiced in the Library, Clarice Lispector managed by the Municipal System of Libraries (SISMUBE),responsible for the transformation of the libraries into a welcoming space, offering access to reading to the students, faculty, and area surrounding, more dynamic and attractive. This stimulation occurs through a variety of actions aimed at encouraging reading. Points out that the incentive to reading in the family environment is important since childhood and allows you to create to encourage the pleasure of reading for a lifetime. It is concluded that the professional librarian should explore your potential, be linked to teachers acting in partnership so that they can introduce the reading strategies in the routine of the students for the training of readers. It should also develop actions in favor of the school library so that it can meet the needs of its users, and can be a location favorable to the practice of reading for all ages and encourage you with projects if needed parents or guardians of students to obtain a satisfactory result.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
Práticas de leitura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasLeituraBiblioteca.pdf905,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons