Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1235
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal
metadata.dc.creator: SENA, Elida Patricia Costa de
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
Issue Date: 20-Dec-2018
Citation: SENA, Elida Patricia Costa de. O PROEJA na interface com a educação profissionalizante de educandos do campo: um estudo com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA - Campus Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1235. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo focaliza o Proeja na interface com a Educação Profissionalizante de jovens e adultos do campo, com ênfase no curso de agropecuária, do IFPA-campus Castanhal. A questão central ressalta o como se caracteriza o Proeja no curso de Agropecuária, no IFPA- Campus Castanhal, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos que o integram. Nessa direção, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como está configurada a Pedagogia da Alternância na interface com a educação profissionalizante, no curso de Agropecuária do IFPA, Castanhal e se atende aos interesses formativos dos jovens e adultos do campo. Tendo como objetivos específicos, caracterizar o Proeja em meio as políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos; identificar como a Pedagogia da Alternância é configurada no curso profissionalizante de Agropecuária dos educandos sujeitos do campo; analisar se a Pedagogia da Alternância concretizada no curso em estudo atende as necessidades formativas dos educandos. A pesquisa de cunho qualitativa aconteceu no Instituto Federal do Pará-IFPA campus Castanhal, onde se encontram os sujeitos investigados. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários com questões estruturadas aos alunos do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária da turma 2017. Os resultados foram analisados sob aportes teóricos que discutem a temática investigada, como, Gimonet(2007), Arroyo(2017), Freire(1967), Prazeres(2008) e foram apresentadas em forma de análise interpretativa a partir das unidades de registro dos informantes. De acordo com os documentos que integram o programa, bem como o projeto político do curso, no que tange os seus objetivos, mantém-se coerente às expectativas dos alunos quanto a sua formação. O estudo ora realizado, ressalta a Pedagogia da Alternância como uma grande aliada ao fortalecimento dos processos formativos dos jovens e adultos oriundos do campo e o Proeja como um programa inerente a política pública educacional que vem atendendo às necessidades educativas de formação integral dos alunos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação de adultos
Educação do campo
Ensino profissional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProejaInterfaceEducacao.pdf868,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons