Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1232
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel do pedagogo no centro de atenção psicossocial - CAPS I de São Miguel do Guamá : uma análise a partir de experiências no atendimento de crianças e adolescentes
metadata.dc.creator: LIMA, Elizangela Peixoto de
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 4-Oct-2018
Citation: LIMA, Elizangela Peixoto de. O papel do pedagogo no centro de atenção psicossocial - CAPS I de São Miguel do Guamá : uma análise a partir de experiências no atendimento de crianças e adolescentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1232. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo Investigar de que maneira é desenvolvido o papel do pedagogo no centro de atenção psicossocial CAPS I de São Miguel do Guamá. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1994) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram: Aciolly (2009); os documentos legais (BRASIL, 1988, 2001, 2004, 2005, 2006, 2014); Gohn (2010); Libâneo (2004, 2006, 2008); Torquato et al (2015); Yasui e Barzaghi (2018). A mesma aconteceu No Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I, localizado na sede do município de São Miguel do Guamá. O resultado da pesquisa demonstra que a atuação do Pedagogo não se dá apenas na sala de aula, nas escolas, porém esse especialista pode atuar em diversos espaços onde a aprendizagem aconteça. Dessa forma, o objetivo de nossa pesquisa era saber: Qual o papel do Pedagogo no CAPS I, fazendo uma análise no atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Com base nos dados coletados concluímos que o Atendimento Pedagógico é essencial para minimizar o sofrimento psíquico destes indivíduos e o Pedagogo, peça fundamental junto a equipe multiprofissional referida instituição, pois é ele o profissional capacitado para trabalhar os aspectos cognitivos ou seja, o desenvolvimento intelectual e junto a equipe multiprofissional, traçar o plano terapêutico para as crianças e adolescentes, para que estes possam ser sujeitos autônomos e tenham uma melhor qualidade de vida. Na instituição observada constatou-se que o pedagogo desenvolve múltiplas tarefas, em especial as que auxiliam no desenvolvimento das habilidades sociais dos participantes, suas práticas beneficiam os familiares dos usuários através de suas orientações e técnicas humanizadas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Pedagogos
Assistência social
Crianças e adolescentes
São Miguel do Guamá (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PapelPedagogoCentro.pdf656,03 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons