Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1228
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
metadata.dc.creator: FIRMINO, Maria Gesikelle
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 21-Aug-2018
Citation: FIRMINO, Maria Gesikelle. Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Considerando a necessidade de análise desta política pública sob a égide da percepção dos alvos do programa, esta pesquisa corrobora para o diagnóstico de seus resultados na formação do graduando no contexto da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Uma vez que o programa volta-se a melhoria do processo de formação inicial, o estudo objetivou compreender os impactos do subprojeto PIBID/Pedagogia para a formação dos estudantes deste curso. Tratase de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-explicativo, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizou-se de questionários semiestruturados, os quais foram aplicados com 18 bolsistas do subprojeto, além da análise de documentos legais do PIBID e relatórios do subprojeto, por meio dos quais foi possível cruzar e problematizar as informações de cunho teórico com as da realidade empírica. Os resultados previstos e constatados ao longo da pesquisa apontam para grandes contribuições do programa na formação do estudante de pedagogia, sobretudo nos aspectos: estímulo a formação docente, melhoria da articulação entre teoria e prática, desenvolvimento do senso crítico e atuação junto as escolas do campo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
PIBID
Estudantes universitários
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImpactosSubprojetoPibid.pdf380,68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons