Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1227
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Victor Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: CUNHA, Débora Alfaia da
Issue Date: 21-Nov-2018
Citation: MONTEIRO, Victor Ferreira. Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado temos uma formação inicial fragilizada, onde as Instituições de Ensino Superior (IES) tem parcela de contribuição, pois são elas que primeiro preparam o docente para atuação na educação básica. Doutro, a carência de políticas públicas de formação continuada dos órgãos federais, estaduais e municipais, sobre um viés professor pesquisador-reflexivo, dotado de habilidades e competências para uma boa atuação na sala de aula. Neste sentido, o referido trabalho objetivou investigar como os professores dos anos inicias do ensino fundamental avaliam a sua própria prática pedagógica no ensino de matemática, sob a perspectiva reflexiva, tendo em vista a construção do seu professorado. Para isto, seguimos os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista com questões semiestruturadas destinadas a três professores atuantes pela Escola Municipal Maria de Nazaré. Evidenciamos uma prática pautada na repetição e nas experiências profissionais, mas que se preocupa com a contextualização dos conteúdos. Uma prática pedagógica carente de formação continuada, bem como destacamos no inventário de recursos, que demonstra a ausência de conhecimentos didático-metodológico necessário que permita a adequada utilização de recursos mais complexos. É importante criar condições para que o professor seja sujeito do seu professorado, para que a prática de amanhã seja melhor do que a prática de hoje.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Formação
Ipixuna (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoMatematicaSeries.pdf825,15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons