Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1214
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A educação infantil no Brasil: limites e perspectivas
metadata.dc.creator: FREITAS, Eunice Garcia Ramos de
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 21-Aug-2016
Citation: FREITAS, Eunice Garcia Ramos de. A educação infantil no Brasil: limites e perspectivas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1214. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho surge com o objetivo de investigar a Educação Infantil a partir de uma pesquisa bibliográfica. Permeando seu contexto histórico no Brasil e no mundo, conhecendo sua origem bem como os processos evolutivos que se baseiam em lutas que resultaram em grandes conquistas como a que foi adquirida na esfera legislativa. Nesse cenário destacamos a Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB, que trouxeram avanços que há tempos eram esperados pela Educação Infantil. Aborda também os desafios que hoje ainda temos que enfrentar em busca da Educação Infantil com qualidade a partir de uma análise do atual Plano Nacional da Educação- PNE 2014-2024, atentando para o andamento de cada estratégia através do Observatório do PNE. Os resultados desta pesquisa sinalizam que por muitas décadas a Educação Infantil viveu num descaso governamental, mas que através de lutas de educadores e de movimentos sociais vem recebendo seu devido reconhecimento.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação infantil
Brasil - País
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoInfantilBrasil.pdf492,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons