Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1207
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó
metadata.dc.creator: FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa
metadata.dc.contributor.advisor1: MAIA, Patrícia Ribeiro
Issue Date: 19-Jul-2018
Citation: FERNANDES, Elizamar Sousa Lanoa. Educação ambiental: uma breve análise das perspectivas da sustentabilidade com ênfase na ecopedagógica: Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1207. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve por finalidade fazer uma breve análise das abordagens em Educação Ambiental (EA), apresentando as perspectivas da Sustentabilidade, bem como evidenciando as propostas da Ecopedagogia. Para tanto, fez-se um levantamento de natureza bibliográfica com baluartes teóricos reconhecidos na área, além de uma pesquisa de campo sobre o Projeto COM-VIDA da Escola Municipal Madre Maria Viganó – Castanhal/PA. Sendo este estudo de cunho bibliográfico, exploratório e qualitativo, as técnicas de coletas de dados utilizadas consistiram na classificação bibliográfica, averiguação documental, visitas a ‘Escola Madre Maria Viganó e entrevista semiestruturada a uma docente. Os resultados obtidos revelam que o contexto histórico foi é de suma relevância para a construção da concepção de EA. E que na conjuntura educativa a EA, mostra-se hábil na promoção de uma aprendizagem para a conscientização socioambiental. No entanto, insuficiente no currículo escolar. E por esse motivo, surgiram novos movimentos, paradigmas ligados a EA, dentre os quais estão: a Sustentabilidade e a Ecopedagogia. Constatou-se que o princípio da sustentabilidade vai além do conceito de desenvolvimento sustentável, que difere em parte desse termo. Mas que está em harmonia e justaposta com a Ecopedagogia. Já Ecopedagogia, esta é tida como um movimento em construção, porém é considerada por teóricos como sendo mais abrangente que a própria EA, pois trata-se de uma pedagogia que apresenta dimensão cosmológica do planeta, visando a construção de uma cidadania planetária. A pesquisa de campo por meio do projeto COM-VIDA serviu de subsídio para reafirmar a importância da EA na conjuntura escolar.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação ambiental
Sustentabilidade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoAmbientalBreve.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons