Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1187
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF "O Mundo da Criança"
metadata.dc.creator: ALVES, Maria dos Reis da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Raimundo
Issue Date: 2018
Citation: ALVES, Maria dos Reis da Silva. Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF. "O Mundo da Criança". 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Pará, Novo repartimo, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1187>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata das Dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita na EMEF “O Mundo da Criança”, na zona urbana do município de Novo Repartimento-PA. O objetivo dessa pesquisa é analisar casos de dificuldades de aprendizagem no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “O Mundo da Criança” e como os professores percebematravés de sondagens bimestrais para observar esse processo ao final do 3ª ano. A metodologia foi dividida em dois momentos: o levantamento do referencial teórico, observação em sala de aula, aplicação de questionários a dois professores e reflexão sobre o processo de aquisição de leitura e escrita de alunos do terceiro ano, onde após a resposta da questão número um, pôde-se entender os diferentes níveis de cada uma das crianças selecionadas pelos docentes através de sorteio.Os dados revelaram que os estudantes apresentam dificuldades de leitura e escrita, estando alguns no nível pré-silábico, e que os professores possuem dificuldades para alfabetizar principalmente por não possuírem materiais didáticos e falta de metodologias criativas no processo de alfabetização, mas sempre lembrando que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.
Abstract: This work deals with Learning difficulties in the process of acquisition of reading and writing in EMEF "The World of the Child", in the urban area of the municipality of Novo Repartimento-PA. The objective of this research is to analyze cases of learning difficulties in the process of acquisition of reading and writing of the students of the Municipal School of Elementary Education "The World of the Child" and how the teachers perceive through bimonthly soundings to observe this process at the end of the 3rd year. The methodology was divided in two moments: the theoretical referential survey, classroom observation, questionnaire application to two teachers and verification of reading and writing of third year students, where after answering question number one could be understood the different levels of each of the children selected by the teachers through a lottery. The data revealed that students have difficulties in reading and writing, some of them being at the pre-syllabic level, and that teachers have difficulties in literacy mainly because they do not have didactic materials and lack of creative methodologies in the literacy process, but always remembering that each child has its own development.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Keywords: Alfabetização
Aprendizagem
Ensino fundamental
Leitura
Escrita
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadesAprendizagemProcesso.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons