Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1183
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A evasão em números no ensino superior : estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira
metadata.dc.creator: SILVA, João Kleber Silva da
metadata.dc.contributor.advisor1: CASTRO, Regina Celi Alvarenga de Moura
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, João Kleber Silva da. A evasão em numero no ensino superior : estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1183>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo de abordagem quantitativa intitulado A evasão em números no ensino superior: estudo sobre a Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira com o principal objetivo de diagnosticar o índice de evasão por faculdade e no campus das turmas ingressantes nos anos de 2009 e 2010. Como instrumento de coleta de dados foi realizada a análise documental. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e à luz dos autores que discutem a temática da evasão no ensino superior. Houve nesse período sete turmas ingressantes, cinco de Licenciatura e duas de bacharelado. O índice de evasão entre os sete cursos oscilou, sendo o mais baixo e o mais alto apresentado pelas licenciaturas. Apesar das licenciaturas e dos bacharelados terem apresentado índices abaixo da média nacional para o período, houve um número alto de estudantes evadidos 60, indicando a necessidade de estudos sobre as causas que têm desencadeado esse fenômeno, com vistas a propor ações para mitigá-lo.
Abstract: This study of quantitative approach entitled The evasion in numbers in higher education: study on the Federal University of Pará, Campus of Altamira with the main objective of diagnosing the rate of evasion by college and in the campus of the entering classes in the years 2009 and 2010. Documentary analysis was performed as an instrument of data collection. The data were analyzed through descriptive statistics and in light of the authors who discuss the topic of evasion in higher education. During this period there were seven incoming classes, five undergraduate and two bachelor's degrees. The rate of dropout among the seven courses oscillated, with the lowest and the highest one being offered by the bachelor's degrees. Although undergraduate and baccalaureate students had indices below the national average for the period, there were a large number of students evading 60, indicating the need for studies on the causes that have triggered this phenomenon, with a view to proposing actions to mitigate it.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Keywords: Ensino superior
Evasão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AEvasaoEnsinoSuperior.pdf816,98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons