Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1182
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Precarização das escolas da comunidade escolar da Vicinal Chico Elias
metadata.dc.creator: COSTA, Fernando da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Marcio Rogério da
Issue Date: 2018
Citation: COSTA. Fernando Silva. Precarização das escolas da comunidade escolar da Vicinal Chico Elias. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Pacajá, Pará, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1182> Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho faz uma abordagem sobre a realidade das escolas da vicinal Chico Elias sito a Rodovia Transamazônica, em Pacajá Pará. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo fazer uma análise da situação das escolas da vicinal e a valorização das mesmas para as diversas formas de contextos distintos introduzidos no ambiente da escola do campo. Assim, um estudo sobre os fatores que causam dificuldades no pleno desenvolvimento das atividades escolares na vicinal para se chegar a uma consideração sobre o assunto, foi realizada a metodologia, utilizandose de abordagem qualitativa de pesquisas bibliográficas, de vários autores que discutem sobre o tema e coletas de informações através do estudo de campo, acerca dos problemas que interferem no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A pesquisa concluiu que as ações desenvolvidas na referida vicinal em relação as escolas, não acontecem de forma contextualizada com a realidade das mesmas, tendo assim, a necessidade de uma abordagem política educacional voltada para uma ótica rural e com práticas educativas conectas do contexto local. Pois a falta dessa política educacional inerente aos contextos da escola do campo, tem se constituído em mais desmotivação e desinteresse por parte de alunos e professores na comunidade escolar local.
Abstract: This work approaches the reality of the schools of the vicinal Chico Elias located in the Transamazonic Highway, in Pacajá Pará. In this sense, this work had as objective to make an analysis of the situation of the vicinal schools and the valorization of the same for the diverse forms of contexts introduced in the field school environment. Thus, a study on the factors that cause difficulties in the full development of the school activities in the vicinal to arrive at a consideration on the subject, was carried out the methodology, using a qualitative approach of bibliographical research, of several authors that discuss about the theme and information collection through the field study, about the problems that interfere in the teaching and learning process of the students. The research concluded that the actions carried out in the said vicinal in relation to the schools do not happen in a contextualized way with the reality of the same, having, therefore, the need for an educational policy approach geared to a rural perspective and with connected educational practices of the local context. For the lack of this educational policy inherent to the contexts of the rural school has become more discouraged and disinterested by students and teachers in the local school community.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação rural
Politica educacional
Educação e estado
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PrecarizacaoEscolasComunidade.pdf658,21 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons