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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook
metadata.dc.creator: PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Issue Date: 29-Jun-2018
Citation: PINHEIRO, Iwya Danielle dos Santos. Ambiguidade perceptiva da imagem analisada no facebook. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1162. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Partindo do princípio de que o mundo é muito mais imagético que escrito, e que a imagem por si só já é um recurso dinâmico e exerce muita influência na nossa mente, venho neste estudo mostrar que assim como o texto escrito e no texto falado as imagens também podem transmitir ambiguidade, neste caso ambiguidade perceptiva, e buscar comprovar que a ambiguidade não é estritamente vinculada à linguagem verbal, podendo ser aplicada também a linguagem não-verbal, para melhor explicitar essa proposta busquei embasamento nos estudos que envolvem as Ciências Cognitivas, pois foi através delas que a Linguística Cognitiva deu início aos esboços que envolviam a percepção, tendo em vista que a imagem por si só não tem significação completa ela necessita de um contexto, e é nessa perspectiva de atrelar conhecimento de mundo (contexto) com a imagem em si que surgem os estudos referentes à Linguística e a Semântica Cognitiva que vem tratar da cognição humana principalmente no que tange a visão e a percepção, a visão porque é através dela que a mente recebe os estímulos visuais e a percepção porque é ela que atribui o significado aos estímulos recebidos, e assim demonstrar que a imagem mantém relações íntimas com o mundo real especialmente no que tange a significação.
Abstract: Assuming that the world is much more imagined than written, and that the image alone is already a dynamic resource and exerts much influence on our mind, I come in this study to show that just as the written text and the spoken text the images can also convey ambiguity, in this case perceptual ambiguity, and seek to prove that ambiguity is not strictly linked to verbal language, and non-verbal language can also be applied, to better explain this proposal, I have sought to base the studies that involve the Cognitive Sciences, since it was through them that the Cognitive Linguistics began the sketches that involved the perception, since the image by itself does not have complete meaning it needs a context, and it is in this perspective to connect knowledge of world (context) with the image in itself arise the studies referring to Linguistics and Cognitive Semantics that comes to deal with human cognition mainly vision and perception, the vision because it is through it that the mind receives the visual stimuli and the perception because it is it that assigns the meaning to the received stimuli, and thus demonstrate that the image maintains intimate relations with the real world especially with regard to meaning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Ambiguidade
Imagem
Ciências cognitivas
Percepção
Ambiguity
Cognitive Sciences
Perception
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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