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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O efeito de sentido dos marcadores prosódicos gráficos na produção textual dos surdos
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Ana Cristina Pontes
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Francisca Maria
Issue Date: 23-Jun-2018
Citation: RODRIGUES, Ana Cristina Pontes. O efeito de sentido dos marcadores prosódicos gráficos na produção textual dos surdos. Orientadora: Francisca Maria Carvalho. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1161. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Cançado (2008) afirma que sentido se refere ao sistema de relações linguísticas que um item lexical contrai com outros itens lexicais. Seguindo esta perspectiva, tivemos como objetivo geral compreender o efeito de sentido dos marcadores prosódicos gráficos da Língua Portuguesa na produção textual dos surdos. Especificamente, identificar os sinais de pontuação recorrentes na produção textual do surdo; evidenciar o emprego e o funcionamento textual da pontuação no texto escrito da língua portuguesa como segunda língua para surdos. Nesses termos, pressupomos que o sentido do texto escrito do surdo, sem a presença dos marcadores prosódicos gráficos da Língua Portuguesa, pode ser captado por meio dos conceitos das palavras existentes no texto. Assim sendo, adotamos Pacheco (2006a) que reforça a hipótese de Cagliari (1982), ao reconhecer que “os sinais de pontuação funcionam como marcadores prosódicos” (p. 06). Participaram deste estudo 3 (três) surdos bilíngues em Libras/Português, estudantes do ensino médio regularmente matriculados em escolas do Município de Abaetetuba-Pará, os quais possuem idade entre 18 a 24 anos. Eles tiveram a tarefa de escrever uma carta para uma pessoa muito especial para eles, e coletamos três cartas produzidas pelos participantes surdos. Constatamos que os surdos usaram vírgula e ponto final no gênero carta, frequentemente inadequado no texto. Tais resultados apontam que a produção textual dos surdos pode ser compreendida pela relação semântica dos itens lexicais, mas não pelo aspecto da organização prosódica da língua. Dessa forma, ao realizarmos a leitura para compreensão de textos dos surdos devemos não só levar em consideração a gramática normativa, mas principalmente entender o significado do conteúdo.
Abstract: Cançado (2008) affirms that sense refers to the system of linguistic relations that a lexical item contracts with other lexical items. Following this perspective, we had as general objective to understand the effect of sense of the graphic prosodic markers of the Portuguese Language in the textual production of the deaf. Specifically, identify the recurrent punctuation marks in the textual production of the deaf; evidence the employment and textual functioning of punctuation in the written text of the Portuguese language as a second language for the deaf. In these terms, we assume that the meaning of the written text of the deaf, without the presence of graphic prosodic markers of the Portuguese language, can be captured by means of the concepts of existing words in the text. Thus, we adopt Pacheco (2006a) that reinforces the hypothesis of Cagliari (1982), when recognizing that "the signs of scoring function as prosodic markers"(p. 06). Participated in this study 3 (three) bilingual deaf in Libras/Portuguese, high school students regularly enrolled in schools in the municipality of Abaetetuba-Pará, which have aged between 18 to 24 years. They had the task of writing a letter to a very special person for them, and collect three letters produced by deaf participants. We see that the deaf used comma and end point in the genus letter, often inadequate in the text. These results indicate that the textual production of deaf can be understood by the semantic relation of lexical items, but not by the aspect of prosodic organization of language. Thus, when performing the reading for understanding of texts of the deaf must not only take into account the normative grammar, but mainly to understand the meaning of the content.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Marcadores prosódicos gráficos
Produção textual
Surdo
Graphic prosodic markers
Textual production
Deaf
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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