Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1147
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Narrativas orais sobre as ações pedagógicas da professora Suely Maués na complementação escolar de cidadãos abaetetubenses (1980-2017)
metadata.dc.creator: COSTA, Juliana dos Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 18-Jul-2018
Citation: COSTA, Juliana dos Santos da. Narrativas orais sobre as ações pedagógicas da professora Suely Maués na complementação escolar de cidadãos abaetetubenses (1980-2017). Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1147. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a história de vida, a trajetória profissional e as contribuições da professora Suely Maués no processo de complementação escolar de alunos com dificuldades de aprendizagem no município de Abaetetuba-Pará, visando construir registros das ações pedagógicas por ela aplicadas nas aulas de reforço escolar. Para o desenvolvimento da referida pesquisa, foi utilizada a História Oral como metodologia de pesquisa histórica, tendo como principais referências teóricas Alberti (2004), Le Goff (1990) e Thompson (1992) que discutem a produção e análise de dados históricos a partir de narrativas orais no resgate da memória coletiva atribuindo suas concepções com base teórica nos estudos de Halbwachs (2006), Pollack (1992) Bosi (2003). As narrativas orais sobre o reforço escolar da Professora Suely Maués enfatizam as abordagens, estratégias de ensino e processos avaliativos que sustentaram suas ações pedagógicas na cidade de Abaetetuba e que lhe confere, até então, uma referência na arte de educar alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem no contexto escolar formal. Espera-se, com a referida pesquisa, a partir da trajetória da formação docente e de registros e análise das intervenções pedagógicas da professora Suely Maués, (re) afirmá-la referência na formação educacional de cidadãos abaetetubenses.
Abstract: The objective of the present work is to analyze the life story, the professional trajectory and the contributions of Professor Maués in the process of school completion of students with learning difficulties in the municipality of Abaetetuba-Pará, aiming To build records of the pedagogical actions she applied in school reinforcement classes. For the development of this research, Oral history was used as a historical research methodology, having as main theoretical references Alberti (2004), Le Goff (1990) and Thompson (1992) that discuss the production and analysis of historical data to From oral narratives in the rescue of collective memory attributing their conceptions on a theoretical basis in the studies of Halbwachs (2006), Pollack (1992) Bosi (2003). The oral narratives about the school reinforcement of Professor Maués emphasize the approaches, teaching strategies and evaluation processes that sustained their pedagogical actions in the city of Abaetetuba and that gives it, until then, a reference in the art of Educating students who present learning difficulties in the formal school context. It is hoped, with this research, from the trajectory of teaching and records and analysis of the pedagogical interventions of teacher Suely Maués, (re)affirming it reference in the education of abaetetubenses citizens.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Keywords: História de Vida
Ações Pedagógicas
Reforço Escolar
Narrativas Orais
Life History
Pedagogical Actions
School reinforcement
Oral Narratives
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_NarrativasOraisAcoes.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons