Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1143
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA)
metadata.dc.creator: MACHADO, Naiane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
Issue Date: 19-Feb-2018
Citation: MACHADO, Naiane da Silva. Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA). 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Altamira, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1143>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, no ano de 2017. O processo de implementação das políticas educacionais e as ações nas universidades em prol dos estudantes com deficiência têm avançado nos últimos anos. Dessa forma, esse estudo visou analisar a percepção sobre o processo de inclusão de dois alunos com deficiência Física da UFPA campus de Altamira-Pará. Como procedimento de coleta de dados foi realizada entrevista a partir de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que o processo de inclusão dos estudantes com deficiência física foi gradativamente superado no campus, embora ainda não estejam totalmente asseguradas todas as ações de superação e dificuldades no acesso, respeito, participação e permanência no ensino superior.
Abstract: This article presents the results of the qualitative research developed at the Federal University of Pará, Campus Altamira, in 2017. The process of implementing educational policies and actions in universities for the benefit of disabled students has advanced in recent years. Thus, this study aimed to analyze the perception on the inclusion process of two physically disabled students from the campus of Altamira-Pará. As a data collection procedure, an interview was conducted using a semi-structured questionnaire. The results showed that the process of inclusion of students with physical disabilities was gradually overcome in the campus, although all actions of overcoming and difficulties in access, respect, participation and permanence in higher education are not fully assured.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Ensino superior
Politica educacional
Deficientes físicos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InclusaoEducacionalEnsino.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons