Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1139
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel do coordenador pedagógico na organização do trabalho escolar no ensino fundamental: um estudo em uma escola municipal, Barcarena Pará
metadata.dc.creator: SIMÕES, Luziane Moraes
metadata.dc.contributor.advisor1: HORA, Dinair Leal da
Issue Date: 7-Jul-2018
Citation: SIMÕES, Luziane Moraes. O papel do coordenador pedagógico na organização do trabalho escolar no ensino fundamental: um estudo em uma escola municipal, Barcarena Pará. Orientadora: Dinair Leal da Hora. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1139. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desse trabalho é analisar o papel do coordenador pedagógico, assim como o seu desenvolvimento e desenvoltura diante dos alunos e professores do Ensino Fundamental, suas competências e desvios de funções diante das necessidades no cotidiano do trabalho. Objetivando compreender a prática pedagógica do coordenador pedagógico no Ensino Fundamental, através de suas práticas diárias, acompanhado dos gestores da escola bem como suas atribuições específicas, tanto junto ao corpo docente, como também com o corpo discente que juntos buscam a melhor forma de executar os planos elaborados para um determinado período. Conversarei com Bertolo e Dabul (2013), Libâneo (2005), Queiroz (2003), Ferreira (2004), Christov (2007). Franco e Nogueira (2016). O coordenador pedagógico como um dos gestores da escola, tem atribuições específicas.
Abstract: The objective of this work is to analyze the role of the pedagogical coordinator, as well as his / her development and resourcefulness towards the students and teachers of the basic education, their competences and deviations of functions before the necessities in the daily work. Aiming to understand the pedagogical practice of the pedagogical coordinator in primary education, through their daily practices, accompanied by the school managers as well as their specific assignments, both with the teaching staff, as well as with the student body that together seek the best way to execute the plans elaborated for a given period will be discussed with Bertolo and Dabul (2013), Libâneo (2005), Queiroz (2003), Ferreira (2004). Franco and Nogueira (2016) The pedagogical Coordinator, accompanied by the schooladministrators, has specific attributions, both with the faculty and with the student body, who together seek the best way to execute the plans elaborated for a given period; which is stated by Bertolo and Dabul (2013, p. 45).
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO::ORIENTACAO EDUCACIONAL
Keywords: Coordenador pedagógico
Organização escolar
Ensino fundamental
Pedagógica coordinator
School organization
Basic Education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PapelCoordenadorPedagogico.pdf520 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons