Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1126
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas
metadata.dc.creator: LUNELLI, Jiovana
metadata.dc.contributor.advisor1: ROCHA, Carla Giovana Souza
Issue Date: 2018
Citation: LUNELLI, Jiovana. Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativa de práticas agroecológicas. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Etnodiversidade, Altamira. 2018. Licenciatura em Educação do Campo. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1126>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIAS AGRARIA E DOS RECURSOS NATURAIS
Keywords: Cooperativismo
Agroecologia
Xingu
Produtos orgânicos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Etnodiversidade - CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProcessoEducativoImplementado.pdf815,49 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons