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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Chatterbots como colaboradores nos serviços de referência: uma apresentação das potenciais atividades do robô nos serviços de informação na biblioteca universitária
metadata.dc.creator: VIEIRA, Tiago de Barros
metadata.dc.contributor.advisor1: SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa
Issue Date: 2017
Citation: VIEIRA, Tiago de Barros. Chatterbots como colaboradores nos serviços de referência: uma apresentação das potenciais atividades do robô nos serviços de informação na biblioteca universitária. 2017. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/110>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Apresenta o chatterbot (Robô de conversação virtual) como colaboradores virtuais inteligentes. Mostra a participação dos bots nos serviços de referência das bibliotecas universitárias. Apresenta a aplicação do chatterbot nas bibliotecas universitárias. O objetivo deste trabalho é apresentar e sugerir bot como colaborador nos serviços de referências para usuário das bibliotecas universitárias. O levantamento bibliográfico referente aos estudos e atuações do chatterbot em algumas empresas e universidades foram coletadas em sítios e em bases de dados do portal da capes. Os resultados mostram que o chatbot apresenta dados positivos de eficiência e eficácia em sua aplicação em diversos ambientes, incluindo as bibliotecas. Mostra a possibilidade de automatização dos serviços de referência realizada pelos bots, assim como a possibilidade do usuário ter acesso a informações e serviços que a biblioteca oferece utilizando múltiplos canais de conversação.
Abstract: Introduces the chatterbot (Virtual Chat Robot) as smart virtual collaborators. Shows the participation of bots in the reference services of academic libraries. It presents the application of chatterbot in university libraries. The purpose of this paper is to present and suggest bot as a collaborator in the reference services for users of university libraries. The bibliographic survey of studies and performances of chatterbot in some companies and universities were collected in sites and databases of CAPES. The results show that chatbot presents positive data of efficiency and effectiveness in its application in diverse environments, including the libraries. It also shows the possibility of automation of reference services performed by bots, as well as the user's ability to access information and services that the library offers using multiple channels of conversation.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Keywords: Chatterbot (Robô de Conversação Virtual)
Bibliotecas universitárias
Referência virtual
Canais de conversação
Bot
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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