Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/11
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Experiências locais de uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER): o caso da Universidade Federal do Pará (UFPA)
metadata.dc.creator: BARROS, Diego Bil Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Rubens da Silva
Issue Date: 2013
Citation: BARROS, Diego Bil Silva. Experiências locais de uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER): o caso da Universidade Federal do Pará. Orientador: Rubens da Silva Ferreira. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/11. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Busca verificar como tem se dado o uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) no contexto da Unidade Federal do Pará (UFPA). Nesta direção, objetiva saber até que ponto o uso desse sistema tem beneficiado o processo editorial e a publicação científica, e quais os motivos que levaram ao uso do software como ferramenta de editoração eletrônica, sendo exposto assim as suas vantagens e desvantagens. Assim, partindo de um estudo de caso utiliza como material de estudo quatro revistas que utilizam o SEER, a saber: (1) Amazônica: Revista de Antropologia; (2) Novos Cadernos NAEA; (3) Hendu: Revista Latino Americana de Direitos Humanos e (4) Revista de Análise ao Comportamento. Os resultados apontam benefícios diante da produção, da disseminação e da colaboração científica: com o uso do sistema as novas tecnologias da informação estão altamente interligadas com a nova forma de comunicação científica, tornando assim, o SEER, uma ferramenta que certamente se difunde na esfera local. Assim, a importância que se tem em utilizar o SEER está intrinsecamente ligada ao fato da comunidade científica da UFPA estar inserida no campo científico, produzindo assim, novas perspectivas e conhecimentos para o futuro da sociedade.
Abstract: This study aimed to examine how it has been given the use of Journal Publishing System (SEER) by the scientific institutions of the Federal University of Pará (UFPA) However, we sought to ascertain to what extent the use of the system has benefited the institutions and what the reasons why the use of software as a desktop publishing tool, thus being exposed to the advantages and disadvantages. Through the support portal and Dean of Research and Graduate UFPA, electronic journals interested in publishing and maintaining an electronic publication received due support. Presently there are four magazines that use the system and benefit from its advantages: (1) Amazônica: Revista de Antropologia; (2) Novos Cadernos NAEA; (3) Hendu: Revista Latino Americana de Direitos Humanos e (4) Revista de Análise ao Comportamento. The results of research conducted around these institutions show benefits before the production, dissemination and collaboration with the scientific community. The new information technologies are highly interconnected with the new form of scientific communication, thus making the SEER, which is a free system, provided by IBICT very relevant. The importance that one has to use the system and open the door to a production of an electronic publication is intrinsically linked with the fact that the scientific community of the UFPA be something active in science, thus producing new perspectives and knowledge to the future of society.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Publicação Periódica Eletrônica
Sistema Eletrônico de Editoração de Revista
Editoração eletrônica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ExperienciasLocaisUso.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons