Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/prefix/1093
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Alfabetização nas séries iniciais: um estudo reflexivo do método fônico na cartilha “a casinha feliz”
metadata.dc.creator: SANTOS, Giselle Nascimento dos
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 18-Jul-2018
Citation: SANTOS, Giselle Nascimento dos. Alfabetização nas séries iniciais: um estudo reflexivo do método fônico na cartilha “a casinha feliz”. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1093. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo fazer um estudo teórico e reflexivo do emprego do método fônico no processo de alfabetização a partir e sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, apoiada, prioritariamente, nos estudos de Capovilla, Mortatti, entre outros teóricos que desenvolveram estudos sobre o referido método, o qual, historicamente, contribuiu no processo de alfabetização das séries inicias, tendo como suporte sua materialidade na cartilha “A Casinha Feliz”, de autoria de Iracema Meireles e Eloísa Meireles. O estudo feito a partir das atividades proposta na referida cartilha, indicam, por meio de sua didática e atividades, que, apesar da eficácia do método inovador na época em que foi implantado e, que, por muito tempo ter permanecido no contexto de alfabetização da sociedade brasileira, ele foi gradativamente considerado um método tradicional, sendo substituído por outros métodos considerados mais progressivos. No entanto, mesmo se tratando de um método tradicional, e até ter recebido várias críticas no atual cenário político e educacional brasileiro, não é possível afirmar do seu desuso em sala de aulas, principalmente por professores que não se adequaram às metodologias de métodos mais progressivos.
Abstract: The present work had as main objective to make a theoretical and reflective study of the use of the phonic method in the literacy process starting from its materiality in the booklet "The Happy Little House". The methodology used was the qualitative bibliographical research, supported, mainly, in the studies of Capovilla, Mortatti, among other theorists who developed studies about this method, which, historically, contributed in the literacy process of the initial series, having as support its materiality in the booklet "A Casinha Feliz", authored by Iracema Meireles and Eloísa Meireles. The study based on the activities proposed in this booklet indicate, through its didactics and activities, that despite the effectiveness of the innovative method at the time it was implemented and that, for a long time, remained in the context of literacy Brazilian society, it was gradually considered a traditional method, being replaced by other methods considered more progressive. However, even if it is a traditional method, and even received several criticisms in the current Brazilian political and educational scenario, it is not possible to affirm its disuse in the classroom, mainly by teachers who did not adapt to the methodologies of more progressive methods.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Método fônico
Alfabetização
Séries iniciais
A casinha feliz - Método fônico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AlfabetizacaoSeriesIniciais.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons