Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1092
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência
metadata.dc.creator: BITENCOURT, Jacqueline Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Bruno Rodrigues dos
Issue Date: 16-Jul-2018
Citation: BITENCOURT, Jacqueline Reis. A educação inclusiva no campus universitário de Abaetetuba: reflexões sobre a percepção dos alunos com deficiência. Orientador: Bruno Rodrigues dos Santos. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1092. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objetivo, descrever e analisar criticamente a inclusão da pessoa com deficiência na UFPA-Abaetetuba a partir de suas instalações físicas, e como objetivos específicos, verificar a adequação da estrutura física da UFPA-Abaetetuba que está de acordo com as normas da ABNT NBR 9050/2015; averiguar outras adequações necessárias de estruturação física para inclusão da pessoa com deficiência que não constam nas normas da ABNT NBR 9050/2015; desenvolver propostas de modificações e melhorias para acessibilidade física e estrutural na UFPA-Abaetetuba dando voz as pessoas com deficiência que precisam de uma universidade mais inclusiva e adequada às suas necessidades. Como metodologia utilizou A pesquisa é de caráter descritivo e do tipo qualitativa, ou seja, no sentido de verificar a existência de adaptações a partir da estrutura física de forma adequada ou não, ofertada na universidade para pessoas com deficiência, o ambiente universitário foi a fonte direta de coleta dos dados, permitindo analisar os dados coletados. Através das análises das fotografias podemos concluir que no Campus de Abaetetuba possuem rampas de acesso tanto no bloco antigo, como no bloco novo, porém estas se apresentam fora das normas da NBR9050, e algumas foram construídas após a construção de seu prédio como uma espécie de exigência da política de inclusão, porém possibilita o aluno com deficiência ingressar e estudar na Universidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Inclusão
Acessibilidade
Universidade
ABNT NBR9050/15
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoInclusivaCampus.pdf1,05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons