Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1085
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
metadata.dc.creator: ALVES, Keyla Letícia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: PIRES, Yomara Pinheiro
Issue Date: 20-Aug-2018
Citation: ALVES, Keyla Letícia da Silva. Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1085. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo, mas que identifica recursos e serviços que contribuem para inclusão de pessoas com deficiência, seja na escola ou na sociedade. Essa tecnologia representa um grande avanço para a inclusão e transformação social, pois reflete diretamente na realidade das pessoas com algum tipo de deficiência. A questão fundamental é que nem todos os profissionais da educação compreendem, de fato, o que é inclusão ou acessibilidade. A partir desses pressupostos originou-se esta pesquisa envolvendo profissionais da educação de nove escolas municipais da zona urbana do Município de Santo Antônio do Tauá, buscando retratar o nível de conhecimento e de utilização dos pesquisados em relação a TA. No presente trabalho foi anexado o termo “computacional” às palavras Tecnologia Assistiva com o intuito de enfocar as tecnologias presentes no computador como recurso de acessibilidade, por assim definido Tecnologia Computacional Assistiva – TCA. Optou-se em realizar um estudo teórico e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvido por meio de questionários semiestruturados, direcionado para dezessete docentes, nove coordenadores e nove gestores. Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos pesquisados não conhecem Tecnologia Computacional Assistiva. Outro aspecto observado é que os recursos de tecnologia computacional assistiva são subutilizados, seja por falta de conhecimento ou pela ausência de ações de formação continuada específica nessa, soma-se a isso algumas práticas pedagógicas distanciadas dos objetivos da informática educativa e falta de formação dos profissionais de ensino e aprendizagem.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Tecnologia da informação
Inclusão escolar
Estudantes deficientes
Santo Antônio do Tauá (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_TecnologiasComputacionaisAssistivas.pdf849,06 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons