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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Formação docente : saberes e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: BONES, Jaquelini
metadata.dc.contributor.advisor1: MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
Issue Date: 2018
Citation: BONES, Jaquelini. Formação docente : saberes e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1084>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo busca refletir acerca de como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental mobilizam e articulam os diferentes tipos de conhecimentos didáticos em seu fazer pedagógico e as condições de trabalho em uma escola da rede pública de ensino de Altamira-PA. Como problema de pesquisa, questionamos o seguinte: Que concepções didáticas e suas tendências pedagógicas que sustentam os trabalhos das professoras? Como as professoras aplicam as metodologias/estratégias de ensino apreendidas em sua formação profissional? Até que ponto as condições de trabalho oferecido às docentes contribuem em seu desempenho no seu trabalho pedagógico? Este estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas das professoras dos 3º e 4º anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de Altamira-Pa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas com questões semi-estruturadas dirigida a duas professoras, uma do 3º e outra do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Altamira-Pará. Ao analisarmos as práticas docentes, por meio das observações e dos dados coletados, percebemos que as professoras entendem as ações didáticas como elementos importantes para o processo de aprendizagem a partir de planejamento estruturado, articulado às metodologias/estratégias, estas entendidas também como domínio de sala de aula e do conteúdo a ser ensinado, em repassar o conteúdo para o aluno, em “repreendê-lo” quando necessário. Com relação às condições de trabalho, constatamos que as professoras se posicionaram favoráveis ao fazer pedagógico, por existir boas condições para o processo de ensino e aprendizagem do aluno.
Abstract: This study seeks to reflect how the teachers of the initial years of elementary education mobilize and articulate the different types of didactic knowledge in their pedagogical work in a public school in Altamira-PA. As a research problem, we discussed the following: What conceptions about didactics and their pedagogical tendencies underlie the work of the teachers? How do the teachers apply the teaching methodologies / strategies learned in their initial formation? What extent do the working conditions offered to teachers imply their performance in their pedagogical work? This study has as main objective to analyze the pedagogical practices of the teachers of the 3 rd and 4 th levels of elementary education in the public network in Altamira-Pa. This is a qualitative research conducted through interviews with semi-structured questions addressed to two teachers, one from the 3rd and the other from the 4th level of elementary education at a public school of the municipal network in AltamiraPará. We analyze teaching practices, through the observations and data collected through interviews, we realized that the teachers understand the didactic actions as important elements to the learning process from a structured planning, articulated to the methodologies / strategies, which are understood as classroom domain and content to be taught, to pass the content to the student, and to reprimand him it is necessary. Regarding the working conditions, the teachers were in favor of doing pedagogical, because there are good ways for the teaching and learning process to the student.
metadata.dc.description.resumen: Este estudio busca reflejar cómo las maestras de los años iniciales de la enseñanza fundamental movilizan y articulan los diferentes tipos de conocimientos didácticos en su hacer pedagógico en una escuela de la red pública de enseñanza en Altamira-PA. Como fonte de investigación, cuestionamos lo siguiente: ¿Qué concepciones sobre didáctica y sus tendencias pedagógicas subyacen al trabajo de las maestras? ¿Cómo las maestras aplican las metodologías / estrategias de enseñanza incautadas en su formación inicial? ¿Hasta qué punto las condiciones de trabajo asesorado a los docentes implican en su desempeño en su hacer pedagógico? Este estudio tiene como objetivo central analizar las prácticas pedagógicas de las maestras de los 3º y 4º años iniciales de la enseñanza fundamental en la red pública en Altamira-Pa. Se trata de una investigación cualitativa realizada por medio de entrevistas con cuestiones semiestructuradas dirigida a dos profesoras, una del 3º y otra del 4º año de la enseñanza fundamental de una escuela pública de la red municipal en Altamira-Pará. Sin embargo al analizar las prácticas docentes, por medio de las observaciones y de los datos recolectados por medio de entrevistas, percibimos que las maestras entienden las acciones didácticas como elementos importantes para el proceso de aprendizaje a partir de la planificación estorbada, articulado a las metodologías / estrategias, estas entendidas cómo el dominio de aula y el contenido a ser enseñado, en repasar el contenido para el alumno, en reprenderlo cuando sea necesario. Al respecto a las condiciones de trabajo, las maestras se posicionaron favorables al hacer pedagógico, por existir buenas condiciones para el proceso de enseñanza y aprendizaje del alumno.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Práticas pedagógicas
Trabalho docente
Didática
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

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