Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1082
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Família-escola : um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento Pa
metadata.dc.creator: SANTANA, Jurdilene da Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVO, Gerson Dias
Issue Date: 2018
Citation: SANTANA, Jurdilene da Luz. Família-escola: um olhar sobre a participação da família no contexto da EMEF Waldir Ribeiro de Almeida em Novo Repartimento PA. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica-PARFOR, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018 Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1082>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este presente trabalho realizou um estudo de campo na instituição de ensino fundamental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Waldir Ribeiro de Almeida, no município de Novo Repartimento (PA). A finalidade deste estudo foi analisar a importância da participação da família no contexto escolar. Para a avaliação deste trabalho, foram realizadas uma observação de campo e coleta de dados em forma de entrevista, onde pais e professores puderam expressar suas opiniões a respeito da participação da família na escola. A pesquisa averiguou a existência da participação escolar dos pais, qual a participação que a escola espera da família, a relação da família com a escola, de que forma a família participa da educação escolar dos seus filhos e as opiniões dos pais em relação à importância da família. Os resultados demostram que pais e professores compartilham do mesmo interesse de alcançar uma troca maior entre família e escola, no entanto falta uma cooperação maior entre as partes para que essa parceria aconteça.
Abstract: This present work carried out a field study of education, a Municipal School of Waldir Ribeiro de Almeida, in the municipality of Novo Repartimento (PA). The purpose of this study was to analyze the importance of family participation without school context. For an evaluation of this work, a field observation and data collection were conducted in the form of interviews, where parents and teachers could express their opinions about the participation of the family in the school. A school survey of pupils' school attendance, participation in school, a family relationship with a school, a family form, participates in their children's school education, as well as country views on the importance. of the family. The results show that parents and teachers share the same interest in achieving a greater exchange between family and school, in the end stores most of the parts for which they are a portion.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Familia
Escola
Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FamiliaEscolaOlhar.pdf450,33 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons