Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1080
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Vivências da maternidade durante a graduação : uma revisão sistemática
metadata.dc.creator: VIEIRA, Ailane Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de
Issue Date: 2018
Citation: VIEIRA, Ailane Costa.Vivências da maternidade na graduação : uma revisão sistemática. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1080>. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios e que tipo de apoio social estudantes universitárias têm no seu dia a dia para conseguir concluir a graduação, tendo que conciliar a maternidade e a vida universitária. Trata-se de uma revisão sistemática, sendo o corpus artigos científicos identificados no Banco de Dados da Capes, utilizando-se os descritores gravidez and estudante universitária; mães and universitárias, sendo selecionados cinco artigos publicados entre os anos de 2009 a 2018. O auxílio da família, juntamente com a existência de creches universitárias, são alternativas de apoio emocional e estrutural para que as mães-acadêmicas consigam concluir a graduação. Conclui-se que as mulheres que se tornam mães durante a graduação estão mais propensas à desistência do curso.
Abstract: The objective of this research was to understand the challenges and what kind of social support university students have in their daily life to achieve graduation, having to reconcile motherhood and university life. It is a systematic review, being the corpus scientific articles identified in the Capes Database, using the descriptors pregnancy and university student; mothers and university students, five articles published between the years 2009 and 2018 were selected. Family support, together with the existence of university day care centers, are alternatives for emotional and structural support for the academic mothers to complete graduation. It is concluded that women who become mothers during graduation are more likely to drop out of school.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Keywords: Mães universitárias
Apoio social
Evasão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VivenciasMaternidadeGraduação.pdf361,55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons