Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1079
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise da integração de veículos elétricos na matriz energética brasileira
metadata.dc.creator: CUNHA, Renato Dias da
metadata.dc.contributor.advisor1: VIEIRA, João Paulo Abreu
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OHANA, Ivaldo
Issue Date: 7-Dec-2011
Citation: CUNHA, Renato Dias da. Análise da integração de veículos elétricos na matriz energética brasileira. Orientador: João Paulo Abreu Vieira. 2011. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2011. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1079. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo com base no avanço significativo das indústrias de veículos automotores em relação ao aumento da produção de veículos movidos com motores híbridos e motores exclusivamente movidos a motores elétricos. A onda ecológica tem tido efeito nas grandes montadoras, levando ao desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, confortáveis e cada vez menos dependentes de derivados de petróleo. Cada vez mais, existem estudos de eficiência energética, tornando os veículos outrora desacreditados em realidades, atendendo tanto a ambientalistas quanto a consumidores exigentes quanto à qualidade dos produtos da indústria de automotores. Restam questões como autonomia, que ainda se faz como grande vilão deste tipo de veículo, levantando questionamentos a respeito da viabilidade técnica, econômica e energética, uma vez que este depende de sistemas de recarregamento de baterias ou troca das mesmas. Como fonte de pesquisa, foram utilizados dados do Operador Nacional do Sistema - ONS, Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Setor de Operações da ELETROBRAS ELETRONORTE em Tucuruí – UHE Tucuruí, entre outros. O estudo visa avaliar também a viabilidade econômica e energética da integração desta tecnologia da matriz energética brasileira, analisando os prós e os contras da chegada desta recente tecnologia ao nosso país, contribuindo para a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global, utilizando motores sem emissão de poluentes ao invés de motores movidos pela queima de derivados de petróleo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Keywords: Veículos elétricos - Brasil
Recursos energéticos - Brasil
Energia elétrica - Produção - Brasil
Energia elétrica - Consumo - Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE/CAMTUC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseIntegracaoVeiculos.pdf28,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons