Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1078
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise de sentimentos auxiliando o processo de tomada de decisão: uma abordagem não supervisionada utilizando o recurso léxico SentiWordNet
metadata.dc.creator: SOARES, Vanderson Ruan Peixoto
metadata.dc.contributor.advisor1: GOMES, Igor Ruiz
Issue Date: 21-May-2018
Citation: SOARES, Vanderson Ruan Peixoto. Análise de sentimentos auxiliando o processo de tomada de decisão: uma abordagem não supervisionada utilizando o recurso léxico SentiWordNet. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1078. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Análise de Sentimentos, também chamada de Mineração de Opinião, explora o estudo computacional de opiniões, sentimentos e emoções expressas em fontes como textos não estruturados. As redes sociais online movimentam volumes massivos de dados, hoje muito valorizados por organizações por terem o potencial de gerar informação de significativa relevância para os negócios. A web tem se tornado um canal onde os usuários compartilham, explicam ou escrevem sobre suas vidas e interesses, dão opiniões e avaliam a opinião de outros. Essas informações podem vir a influenciar outras pessoas em tomadas de decisão, servindo como base adicional que, frequentemente, não está disponível na descrição. No entanto, essas opiniões estão dispersas na web, em formato livre, tornando impossível a busca e análise manual dessas informações, portanto, podemos usar algoritmos para automaticamente classificar milhares de posts, sem ter a necessidade de lê-los manualmente. Nesse sentido, esse trabalho visa mostrar que o intuito da inteligência artificial é mostrar para as pessoas que não veio para substituí-las, muito pelo contrário, ela vem para aumentar a inteligência do ser humano e ajudar a processar dados, que hoje, são humanamente impossíveis. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo analisar a capacidade de predição de um modelo, para análise de sentimentos em textos, desenvolvido para a língua inglesa por Andrea Esuli e Fabrizio Sebastiani: SentiWordNet. Esse modelo servirá como base para o desenvolvimento de um sistema para apoio a tomadas de decisão.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Inteligência artificial
Emoções - Análise
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseSentimentosAuxiliando.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons