Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1067
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Proposta para implementação de um planejamento estratégico em uma empresa de serviços do ramo de beleza
metadata.dc.creator: FERREIRA, Aressa Aparecida Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Adalberto da Cruz
Issue Date: 28-Jun-2018
Citation: FERREIRA, Aressa Aparecida Ribeiro. Proposta para implementação de um planejamento estratégico em uma empresa de serviços do ramo de beleza. Orientador: Adalberto da Cruz Lima. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial) – Faculdade de Engenharia Industrial, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1067. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho objetivou uma proposta de implementação de um planejamento estratégico para a Espaço de Beleza Estilo Ltda. e para alcançar este objetivo realizou-se a análise do ambiente interno e externo da empresa, a elaboração das diretrizes organizacionais que não estavam traçadas, e um plano de ação para a implementação de ações que poderão ser executadas pela empresa em análise. Para obtenção de um diagnóstico utilizou-se como ferramentas a coleta de dados, entrevistas, pesquisas bibliográficas e pesquisas regionais, como: estudos e análises de concorrentes, clientes e também dos fornecedores, entre outros meios para obter o necessário à elaboração do PE. Teve-se como contribuinte das pesquisas a proprietária do estabelecimento, assim como seus funcionários e clientes. Além disso, elaborou-se um plano de ação, com o ciclo PDCA, para implantar junto ao PE a partir dos resultados alcançados. Para tanto, pode-se afirmar a importância que o planejamento estratégico apresenta, principalmente, para traçar a estratégias a serem seguidas e as tomadas de decisões que devem ser executadas para chegar-se aos objetivos determinados pela organização em um mercado que sofre constantes mudanças.
Abstract: The present work aimed at a proposal for the implementation of a Strategic Planning for Espaço de Beleza Estilo Ltda. and in order to achieve this objective, the internal and external environment of the company was analyzed, the organizational guidelines were drawn up, and a plan of action for the implementation of actions that could be carried out by the company under analysis. To obtain a diagnosis, data collection, interviews, bibliographic research and regional research were used as tools, such as: studies and analyzes of competitors, clients and also suppliers, among other means to obtain what is necessary for the preparation of the EP. The owner of the establishment was the researcher. In addition, an action plan, with the PDCA cycle, was drawn up to be implemented by the EP on the basis of the results achieved. In order to do so, one can affirm the importance that strategic planning presents, mainly, to outline the strategies to be followed and the decision-making that must be carried out to reach the objectives determined by the organization in a market that undergoes constant changes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Keywords: Planejamento estratégico
SWOT matrix
PDCA
Strategic planning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Engenharia Industrial - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PropostaImplementacaoPlanejamento.pdf753,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons