Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1052
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desenvolvimento de painel didático para ensino de automação, comandos e controles elétricos
metadata.dc.creator: GOMES, Juliane Regina Bento
metadata.dc.contributor.advisor1: OHANA, Ivaldo
Issue Date: Jan-2017
Citation: GOMES, Juliane Regina Bento. Desenvolvimento de painel didático para ensino de automação, comandos e controles elétricos. Orientador: Ivaldo Ohana. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1052. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Define-se engenharia como uma ciência que associa conhecimentos matemáticos, científicos e técnicos para implementar ou aperfeiçoar sistemas das mais diversas áreas. Porém a parte prática ou implementação, não se reflete na carga horária dos discentes de engenharia elétrica do Campus Universitário de Tucuruí - CAMTUC, equivalente a 7% da carga horaria total, o tempo que passam em laboratório não é suficiente para adquirir prática em sua formação. Partindo dessa problemática e com a oportunidade de estágio na Eletrobrás- Eletronorte, desenvolveu-se um painel didático dentro das instalações da mesma, para ensino de áreas como comandos elétricos, controles e automação. A construção do painel didático tem como objetivo fornecer uma ferramenta auxiliar para esclarecimento de dúvidas dos estagiários que passam pelo OGHTA e também como ferramenta para auto aprendizado para os técnicos do setor de manutenção elétrica. O funcionamento do painel didático foi colocado em teste na apresentação do Painel do Estagiário, que é um evento aberto ao público, em que dois experimentos foram realizados. Além de proporcionar esta proximidade do conhecimento prático ao conhecimento adquirido em sala de aula, o processo de construção do painel didático evitou o descarte de dispositivos, já que quase todos os componentes utilizados para sua confecção foram reaproveitados.
Abstract: Engineering is defined as a science that associates mathematical, scientific and technical knowledge to implement or perfect systems from a wide range of fields. However, the practical part or implementation is not reflected in the hours of electrical engineering students at the University Campus of Tucuruí (CAMTUC), equivalent to 7% of the total workload, the time they spend in the laboratory is not enough to acquire practice in their academic formation. Starting from this problem and with the opportunity of internship at Eletrobrás-Eletronorte, a didactic panel was developed at there, to teach areas such as electrical commands, controls and automation. The construction of the didactic panel aims to provide an auxiliary tool to clarify the doubts of interns passing through the OGHTA and also as a tool for self-learning for the technicians of the electrical maintenance sector. The operation of the didactic panel was put to the test in the presentation of the Intern’s Panel, which is an event open to the public, in which two experiments were carried out. In addition to providing this proximity of practical knowledge to the knowledge acquired in the classroom, the process of construction of the didactic panel avoided the discard of devices, since almost all the components used to make them are reused.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS
Keywords: Automação industrial
Controle elétrico
Eletricidade - Experiências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE/CAMTUC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesenvolvimentoPainelDidatico.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons