Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1048
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O modelo SCOR aplicado no gerenciamento da cadeia de suprimentos: estudo de caso em uma empresa de revenda de peças para motocicletas
metadata.dc.creator: VIEIRA, Victor Henrique Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: LOPES, Harlenn dos Santos
Issue Date: 25-Jun-2018
Citation: VIEIRA, Victor Henrique Souza. O modelo SCOR aplicado no gerenciamento da cadeia de suprimentos: estudo de caso em uma empresa de revenda de peças para motocicletas. Orientador: Harlenn dos Santos Lopes. 2018. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial) – Faculdade de Engenharia Industrial, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1048. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo de caso teve como objetivo principal utilizar o modelo Supply Chain Operation Reference (SCOR) para o gerenciamento da cadeia de suprimentos de uma empresa de revenda de peças para motocicletas na cidade de Abaetetuba - PA, com auxílio do estudo de gestão da cadeia de suprimentos, mapeamentos de processo e a ferramenta da qualidade 5W1H. No estudo de caso identificou-se problemas através dos processos de nível 1,2 e 3 em conjunto com as métricas do SCOR, em relação ao planejamento, ao fornecimento, a entrega e ao retorno da cadeia de suprimentos da empresa. Propôs-se uma nova estrutura do SCOR para o ambiente de moto peças e consequentemente a solução dos problemas identificados por meio do nível 4 do SCOR. Com a utilização do modelo apresentado, foi possível verificar a oportunidade da integração dos processos da empresa, de maneira padronizada e de aproximar os fornecedores e clientes, criando uma cadeia de suprimentos forte, característica essencial para um diferencial competitivo.
Abstract: This case study had as main objective to use the Supply Chain Operation Reference (SCOR) model for the supply chain management of a motorcycle parts resale company in the city of Abaetetuba - PA, with the aid of the chain management study supplies, process mappings and 5W1H quality tool. In the course of this work, a model application of SCOR was proposed in the case study. Problems were identified through the processes of level 1,2 and 3 in conjunction with the SCOR metrics in relation to planning, supply, delivery and return of the chain from the company. A new SCOR structure was proposed for the motorcycle parts environment and consequently the solution of the problems identified through level 4 of SCOR. With the use of the presented model, it was possible to verify the company's opportunity to integrate with its processes in a standardized way and to approach its suppliers and customers by creating a strong supply chain, essential characteristic for a competitive differential.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO
Keywords: Gerenciamento da cadeia de suprimentos
Modelo SCOR
Mapeamento de processos
Supply chain management
SCOR model
Process mapping
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Engenharia Industrial - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ModeloScorAplicado.pdf2,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons