Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1043
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PIRES, Yomara Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304797342599931pt_BR
dc.creatorROCHA, Karen Ramos da-
dc.date.accessioned2019-02-19T19:59:12Z-
dc.date.available2019-02-19T19:59:12Z-
dc.date.issued2018-08-02-
dc.identifier.citationROCHA, Karen Ramos da. Um estudo da afetividade em ambientes de aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1043. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1043-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar o reconhecimento de emoções em dois ambientes virtuais de aprendizagem, bem como correlatos destes através do uso do modelo OCC (Ortony,Clore e Collins) em quatro estados emocionais (alegria, frustração, raiva e tristeza). A fim de utilizar seus resultados como padrão e espelhamento para o desenvolvimento de outros ambientes de aprendizagem virtuais do Laboratório de Desenvolvimento (LADES) da Universidade Federal do Pará - Campus de Castanhal. Para análise da afetividade nas interações do aluno com a aplicação Quíz, foi utilizado o método de natureza qualitativa, a disponibilização de questionário aos alunos para a coleta de dados e o método de observação comportamental oriundos da interação de sete estudantes do ensino fundamental com o ambiente de aprendizagem virtual. Já para análise da afetividade entre professorMediador-aluno na ferramenta chat no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle, utilizou-se a identificação da existência do atributo afetivo sociabilidade e subcategorias verbais (incentivo, interesse, elogio, cooperação e instrução). A pesquisa aponta que a motivação positiva dos alunos em um AVA, influência diretamente em seu desempenho na aprendizagem. Sendo assim, através das metodologias utilizadas na interação aluno x AplicaçãoQuíz, constatou-se que 57% dos alunos sentiram-se feliz ao utilizar a aplicação, além do sentimento positivo (alegria), alegaram que o aplicativo os ajudou a compreender e fixar todo o conteúdo. Os resultados obtidos revelaram a existência do estado afetivo, tanto no ambiente virtual de aprendizagem Moodle como na aplicação, Quíz. Tendo em vista o que foi exposto considerou-se que é preciso ampliar os caminhos incluindo apoio motivacional de agentes inteligentes e estratégias como efeitos auditivos (aplausos, fogos de artifícios) e visuais (confetes, balões emergindo sob tela) no aplicativo Quiz e a utilização de plugins inteligentes e recursos de gamificação como notificações interativas para um melhor resultado na participação e aprendizagem do aluno.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-02-19T19:59:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EstudoAfetividadeAmbientes.pdf: 1381434 bytes, checksum: dad021b830e4d5f41782bafe9aeb64ac (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-02-19T19:59:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EstudoAfetividadeAmbientes.pdf: 1381434 bytes, checksum: dad021b830e4d5f41782bafe9aeb64ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-19T19:59:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_EstudoAfetividadeAmbientes.pdf: 1381434 bytes, checksum: dad021b830e4d5f41782bafe9aeb64ac (MD5) Previous issue date: 2018-08-02en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleUm estudo da afetividade em ambientes de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstudoAfetividadeAmbientes.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons