Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1036
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações
metadata.dc.creator: PINTO, Emily de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Tássio Costa de
Issue Date: 12-Nov-2018
Citation: PINTO, Emily de Sousa. Proposta de cartilha digital para educação inclusiva através da libras com apoio de animações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1036. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A tecnologia modificou a vida e os pensamentos do ser humano. Quando ela é bem utilizada, permite que novas estratégias pedagógicas sejam utilizadas no ensino, como plataformas virtuais de ensino, jogos e outros softwares educativos, entre outros. A tecnologia também vem sido utilizada de forma muito eficiente na educação especial e processos de inclusão. Por isso a tecnologia assistiva vem tendo destaque nos últimos anos, pois nota-se o interesse no mundo tecnológico também por parte de jovens portadores de deficiências. A tecnologia pode ajudar na prática pedagógica do ensino da LIBRAS? Sabe-se que o surdo é amparado por lei na garantia ao ingresso na educação. Entretanto, esse processo de inclusão não é muito satisfatório, visto que não existe o preparo adequado dos agentes envolvidos e nem há utilização de ferramentas eficientes para a interação com alunos surdos. Nesse contexto, este projeto é apresentado para auxiliar o ensino de LIBRAS visando a inclusão, não só nas escolas, mas também na vida cotidiana de pessoas surdas, facilitando a interação entre elas mesmas e com os ouvintes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
Keywords: Educação inclusiva
Língua brasileira de sinais - Estudo e ensino
LIBRAS
Tecnologia da informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST
Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PropostaCartilhaDigital.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons