Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1032
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre as tendências para Castanhal/PA
metadata.dc.creator: SILVA, Danilo Vieira de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Tássio Costa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: HARB, Maria da Penha de Andrade Abi
Issue Date: 4-Dec-2018
Citation: SILVA, Danilo Vieira de Sousa. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação a distância: um estudo sobre as tendências para Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1032. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda o tema a Educação à Distância, modalidade esta concretizada através do uso de tecnologias de informação e comunicação, em que docentes e discentes estão separados fisicamente no espaço e/ou no tempo, esta nova realidade estar em um acentuado crescimento no número de ofertas de vagas nesta modalidade de ensino, por conta do avanço tecnológico, surgimento de software educativos e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Este ambiente é provido por ferramentas computacionais destacando-se o Moodle, SIGAA e e-mail, no entanto é importante verificar se tal ambiente está proporcionando aos alunos e professores um meio eficaz para o processo de ensinoaprendizagem. O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a EAD numa Faculdade, no município de Castanhal/PA, a partir de uma revisão bibliográfica e da apresentação de conceitos de EAD com o propósito de conhecermos melhor essa modalidade e suas contribuições para democratização do ensino superior, bem como quais os desafios a serem enfrentados hoje por essa modalidade de ensino. A necessidade de realização dessa pesquisa se deu em virtude de conhecer mais sobre a evolução da Educação à Distância no Brasil e no mundo e de como essa modalidade de ensino contribui para a formação acadêmica. Tal estudo pauta-se na pesquisa qualitativa do tipo descritiva viabilizada por meio da aplicação de um questionário aplicado aos alunos do curso de Educação Física com o intuído de avaliarmos o que pensam os alunos sobre essa modalidade de ensino. Os resultados demonstram que EAD apresenta-se como uma boa alternativa para as condições atuais da educação, pois vem se expandindo e se solidificando no Brasil e no mundo e apresenta-se como uma oportunidade para atender à demanda atual. Evidencia-se também que mesmo com todo avanço tecnológico ainda existem pessoas que têm muitas dificuldades com essa modalidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Ensino a distância
Educação a distância
Tecnologia da informação
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PapelTecnologiasInformacao.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons