Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1031
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Mecanismo de controle de topologia em redes Ad-Hoc aéreas para transmissões multimídia em tempo real com suporte à qualidade de experiência
metadata.dc.creator: SOUZA FILHO, José Arnaldo de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: ROSÁRIO, Denis Lima do
Issue Date: 21-Jun-2017
Citation: SOUZA FILHO, José Arnaldo de Oliveira. Mecanismo de controle de topologia em redes Ad-Hoc aéreas para transmissões multimídia em tempo real com suporte à qualidade de experiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1031. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Com o rápido avanço tecnológico nas áreas de sensores, circuitos integrados e de comunicação sem fio, na última década foi possível a criação de redes de sensores sem fio, o que também tornou possível desenvolver sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). A experiência do usuário ao assistir a vídeos ao vivo transmitidos por VANTs deve ser satisfatória mesmo sob a influência de mudanças de topologia causadas pela mobilidade de UAVs de redes Flying Ad-Hoc (FANETs). Apesar dos muitos benefícios promissores, a comunicação sem fio com VANTs também e confrontada com vários desafios, pois exige mecanismos mais eficazes de gestão de recursos e de segurança, concebidos especificamente para esses sistemas. Desta forma, os protocolos de roteamento devem considerar um mecanismo de controle de topologia baseado na abordagem de posicionamento de retransmissão para encontrar o local ideal para nós de retransmissão e evitar os efeitos de movimentos de VANTS. Neste trabalho, é apresentado um mecanismo de controle de topologia, chamado MobiFANET, para suportar transmissões multimídia em tempo real com suporte à Qualidade de Experiência (QoE). O mecanismo proposto visa manter a conectividade da rede através da mitigação dos efeitos da mobilidade VANT, evitando falhas de comunicação, atrasos e void area, considerando a localização do nó e o modelo de mobilidade FANET para calcular a localização do nó de retransmissão ideal, impedindo falhas de rota e áreas vazias causadas por movimentos de VANT. Os resultados da simulação mostram que MobiFANET consegue a disseminação de multimídia com suporte QoE, conforme exigido em muitos cenários de FANET de segurança e segurança.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS
Keywords: Topologia
Redes ad hoc (redes de computadores)
Multimídia - Transmissão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 DVD
Appears in Collections:Faculdade de Sistemas de Informação - CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MecanismoControleTopologia.pdf2,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons