Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/101
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Hamilton Vieira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3172995771315859pt_BR
dc.creatorAIRES, Paulo de Tarso de Souza-
dc.date.accessioned2017-09-13T13:54:41Z-
dc.date.available2017-09-13T13:54:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAIRES, Paulo de Tarso de Souza. A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/101>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/101-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the role of the school library in the teaching learning process, to understand the competences of the school librarian in this process, to talk about the mission of the school library, its infrastructure and about community participation in the library. Showing through the bibliography researched that the library and the school librarian are powerful instruments of pedagogical support. A case study was also carried out in the library of the Raymundo Martins Vianna School, in order to know about the participation of the library in the teaching-learning process, in which the participation of the library in the pedagogical school process was verified through educational projects aimed at Reinforce the content seen in the classroom, promote the habit of reading and train responsible citizens. Based on the researches, it concludes that the school library can participate actively in the teaching-learning process of the schools, provided that there is a joint work between the librarian and the school community so that the role of the library is enhanced.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o papel da biblioteca escolar no processo de ensino aprendizagem, compreender as competências do bibliotecário escolar nesse processo, falar a respeito da missão da biblioteca escolar, de sua infraestrutura e sobre a participação da comunidade na biblioteca. Mostrando através da bibliografia pesquisada que a biblioteca e o bibliotecário escolar são poderosos instrumentos de apoio pedagógico. Também foi realizado um estudo de caso na biblioteca da escola Raymundo Martins Vianna, com o objetivo de saber a respeito da participação da biblioteca no processo ensino-aprendizagem, no qual foi constatado a participação da biblioteca no processo pedagógico escolar através de projetos educativos que visam reforçar o conteúdo visto em sala de aula, promover o hábito da leitura e formar cidadãos responsáveis. Com base nas pesquisas conclui que a biblioteca escolar pode sim participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem das escolas, desde que haja o trabalho conjunto entre o bibliotecário e a comunidade escolar para que o papel da biblioteca seja potencializado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by BDM SEDEPTI (bdm@ufpa.br) on 2017-09-12T17:03:03Z No. of bitstreams: 2 TCC_BibliotecaEscolarProcesso.pdf: 314077 bytes, checksum: 8c9080a2da7710ef72cd5c772df5c7ca (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by BDM SEDEPTI (bdm@ufpa.br) on 2017-09-13T13:54:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_BibliotecaEscolarProcesso.pdf: 314077 bytes, checksum: 8c9080a2da7710ef72cd5c772df5c7ca (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-13T13:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_BibliotecaEscolarProcesso.pdf: 314077 bytes, checksum: 8c9080a2da7710ef72cd5c772df5c7ca (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROM-
dc.subjectBibliotecas escolarespt_BR
dc.subjectBibliotecário escolarpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEscola Estadual de Ensino Médio Raymundo Martins Viannapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleA biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Viannapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecaEscolarProcesso.pdf306,72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons