Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/101
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna
metadata.dc.creator: AIRES, Paulo de Tarso de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Hamilton Vieira de
Issue Date: 2017
Citation: AIRES, Paulo de Tarso de Souza. A biblioteca escolar no processo ensino-aprendizagem: estudo de caso na biblioteca da E.E.E.M. Raymundo Martins Vianna. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/101>. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o papel da biblioteca escolar no processo de ensino aprendizagem, compreender as competências do bibliotecário escolar nesse processo, falar a respeito da missão da biblioteca escolar, de sua infraestrutura e sobre a participação da comunidade na biblioteca. Mostrando através da bibliografia pesquisada que a biblioteca e o bibliotecário escolar são poderosos instrumentos de apoio pedagógico. Também foi realizado um estudo de caso na biblioteca da escola Raymundo Martins Vianna, com o objetivo de saber a respeito da participação da biblioteca no processo ensino-aprendizagem, no qual foi constatado a participação da biblioteca no processo pedagógico escolar através de projetos educativos que visam reforçar o conteúdo visto em sala de aula, promover o hábito da leitura e formar cidadãos responsáveis. Com base nas pesquisas conclui que a biblioteca escolar pode sim participar de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem das escolas, desde que haja o trabalho conjunto entre o bibliotecário e a comunidade escolar para que o papel da biblioteca seja potencializado.
Abstract: This paper aims to analyze the role of the school library in the teaching learning process, to understand the competences of the school librarian in this process, to talk about the mission of the school library, its infrastructure and about community participation in the library. Showing through the bibliography researched that the library and the school librarian are powerful instruments of pedagogical support. A case study was also carried out in the library of the Raymundo Martins Vianna School, in order to know about the participation of the library in the teaching-learning process, in which the participation of the library in the pedagogical school process was verified through educational projects aimed at Reinforce the content seen in the classroom, promote the habit of reading and train responsible citizens. Based on the researches, it concludes that the school library can participate actively in the teaching-learning process of the schools, provided that there is a joint work between the librarian and the school community so that the role of the library is enhanced.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Bibliotecas escolares
Bibliotecário escolar
Processo ensino-aprendizagem
Escola Estadual de Ensino Médio Raymundo Martins Vianna
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BibliotecaEscolarProcesso.pdf306,72 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons