Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1005
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Os efeitos da variabilidade da qualidade do combustível, na emissão de gases efeito estufa e particulados nos motores da Usina Termoelétrica da Mineração Rio do Norte S.A em Porto Trombetas - Pará
metadata.dc.creator: REBOUÇAS, Jefferson Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: MATTA, Milton Antônio da Silva
Issue Date: 19-Aug-2010
Citation: REBOUÇAS, Jefferson Oliveira. Os efeitos da variabilidade da qualidade do combustível, na emissão de gases efeito estufa e particulados nos motores da Usina Termoelétrica da Mineração Rio do Norte S.A em Porto Trombetas - Pará. Orientador: Milton Antônio da Silva Matta. 2010. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1005. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo determinar qual a correlação estatística que existe entre o consumo específico de combustível de um motor Diesel a quatro tempos, usado em usina termoelétrica, conhecido como estacionário marítimo e a concentração das emissões dos gases do efeito Estufa e Particulados, quando o mesmo queima um combustível pesado, ultra viscoso e de elevada densidade específica. A pesquisa foi desenvolvida em um motor estacionário de grande porte, pertencente à Mineração Rio do Norte S.A que se encontra localizado na sua usina Termoelétrica. O motor faz parte de um conjunto de cinco grupos-geradores, que possuem características operacionais idênticas. Existe por parte da empresa geradora uma grande preocupação na redução contínua destas emissões, já que ela vem promovendo diversos programas para a redução destes níveis de emissões. O estudo em questão é um destes exemplos, pois a aplicação dos resultados desta pesquisa vem sendo utilizado na operação e manutenção destes motores. Existe uma grande variabilidade na qualidade de combustível atualmente fornecido para as usinas termoelétricas em todo o mundo; a qualidade do óleo combustível está intimamente relacionada com o tipo do processo do refino do óleo combustível, o que vem dificultando o controle interno da qualidade pelos usuários. Com o crescente esgotamento das reservas mundiais de petróleo, os compostos de hidrocarbonetos aromáticos, que apresentam uma viscosidade e Índice Aromático de Carbono Calculado (CCAI) elevados são vendidos prioritariamente para as usinas termoelétricas. Nesta pesquisa foi usada a metodologia Seis Sigmas, que tem foco na resolução de problemas complexos. Foi então obtido uma equação empírica que relaciona as características físico-químicas do óleo combustível com o processo da combustão destes motores. Foi determinada ao final da pesquisa uma faixa de valores de consumo específico de combustível onde as concentrações dos gases do efeito estufa e particulados ficaram dentro de valores limites aceitáveis pelas normas vigentes.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Keywords: Combustíveis para motores
Efeito estufa - Atmosfera
Mineração Rio do Norte
Porto Trombetas - PA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: http://www.biblioteca.ig.ufpa.br/index.php/ghai/43-gha11
Appears in Collections:Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental (GHA) - IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_EfeitosVariabilidadeQualidade.pdf527,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons