2020-02-232020-02-232018-02-28PEIXOTO, Wilton Medeiros. Avaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015. Orientadora: Isabel Cristina Rodrigues de Lucena. 2018. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3047. Acesso em:.https://bdm.ufpa.br/handle/prefix/3047This article aims at mapping recurrent pedagogical practices and dynamics among teachers of the 5th grade teaching mathematics in public schools in Belém. The analyzes focus on the empirical evidence presented by Black and William, which point to formative evaluation as more adequate for learning. We use as a research tool the microdata of SAEB (2015). The results of the research present frequencies of six practices and seven common dynamics among teachers.Acesso AbertoAvaliaçãoPráticas PedagógicasDinâmica EscolarAnos iniciaisEvaluationPedagogical practicesSchool DynamicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMAvaliação para as aprendizagens em matemática: dinâmicas e práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir do questionário SAEB/2015Trabalho de Curso - Graduação - Monografia