2024-02-022024-02-022018MARTINS, Marilene da Silva. Formação docente frente aos desafios de uma classe multisseriada em uma escola municipal do município de Moju – Pará. Orientador: José Nazareno Figueiredo e Silva. 2018. 33 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6706. Acesso em:.https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6706The present memorial memorial retratar uma trajetória de vida sob o olhar da protagonista Marilene da Silva Martins de maneira autobiográfica, qual é a sequência de tempo cronológica partidária do nascimento até uma formação docente e mais próxima pedagógica. Utilizando para tanto, um arcabouço bibliográfico como fundamentação e suporte para entrelaçar os aspectos experimentados na docência e vivência acadêmica. Parte dessa construção perpassa pelos desafios do posicionamento pedagógico em uma turma multisseriada o que desenha as estratégias de trabalho que venham a resultar sem sucesso na aprendizagem num contexto ribeirinho numa escola municipal no município de Moju. Com este trabalho pretende-se refletir sobre as práticas pedagógicas na modalidade multisseriada, podendo assim, ainda mais estudos que venham a ser mais intensivos sobre a educação ribeirinha na Amazônia.Acesso AbertoFormação docenteMultisseriadaEducação ribeirinhaTeacher trainingMultisseriesEducation ribeirinhaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docente frente aos desafios de uma classe multisseriada em uma escola municipal do município de Moju – ParáTrabalho de Curso - Graduação - Monografia