2025-02-252025-02-252023-08-10ANDRADE, Luena Samilly Gonçalves de. A importância da formação de professores para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no ambiente educacional. Orientadora: Norma Cristina Vieira Costa. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7743. Acesso em:https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7743Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as questões de gênero, com foco na problemática da sexualidade no ambiente educacional, em especial no curso de Pedagogia, buscando compreender a trajetória percorrida até o momento e o que ainda está por percorrer sob a perspectiva da pedagogia cultural. Utilizando como metodologia a abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica. A pedagogia cultural é apresentada como um campo relevante para compreender as questões socioculturais envolvidas nesse debate. A formação de professores é um tema central nesta pesquisa, sendo motivada pela experiência pessoal da pesquisadora como mulher lésbica e a necessidade de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. A pesquisa busca contribuir para a desconstrução de padrões e preconceitos, promovendo uma educação mais igualitária e diversa.Acesso AbertoGêneroSexualidade na EducaçãoFormação de ProfessoresPedagogia CulturalGenderSexuality in EducationTeacher EducationCultural PedagogyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA importância da formação de professores para a promoção da igualdade de gênero e diversidade sexual no ambiente educacionalThe importance of teacher education for promoting gender equality and sexual diversity in the educational environmentTrabalho de Curso - Graduação - Artigo