O estudo dos triangulos no ensino fundamental: o teorema de Pitágoras e o uso do Tangram

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

19-12-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SILVA, Adelmo Luis Marques da. O estudo dos triangulos no ensino fundamental: o teorema de pitágoras e o uso do Tangram. Orientador: Osvaldo do Santos Barros. 2022. 25 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4931. Acesso em:.
Desse modo o objetivo deste artigo foi conhecer os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA). Os objetivos específicos foram: classificar os triângulos conforme seus lados e aberturas angulares; identificar o triângulo retângulo quanto ás medidas: 3, 4 e 5; descrever o Teorema de Pitágoras, e sua relação com o uso do Tangram; e ainda construir o triângulo retângulo para marcar uma área na forma de um quadrilátero. Na metodologia da pesquisa buscou-se aplicar os tipos e aplicabilidades dos triângulos no ensino e aprendizagem da matemática no ensino fundamental em uma escola do município de Acará (PA) a fim de demonstrar a importância dos triângulos no conhecimento matemático. O trabalho demonstrou que o teorema de Pitágoras relacionado ao uso do Tangram não se trata apenas de um conjunto de equações para ser resolvidas, mas que ela pode estar inserida em várias situações, inclusive na construção civil (paredes, quartos etc), jogo de futebol (campo), e outros casos encontrados no cotidiano, que podem ajudar o aluno a compreender melhor os conceitos abstratos aplicando-os em casos práticos e visíveis.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção