O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil

Citar como

SOUSA, Maria Vitória Pimentel; SOUZA, Sônia Helena da Silva; CARMO, Maria da Conceição Ferreira do; LIMA, Alessandra Cristina da Silva. O Desenho livre e o processo de aquisição da escrita de crianças na educação infantil. In: ENCONTRO NORTE NORDESTE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, 16., 2019, Salvaterra, PA. Anais [...]. Salvaterra, PA: ENNoEPe/UEPA, 2019. 08 f. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5633. Acesso em: .
A pesquisa analisa a relação a fala e aquisição da escrita de crianças no momento do desenho livre. É um estudo de abordagem histórico-cultural com base na teoria Vygotsky, que defende a mediação nas interações sociais a partir da escuta nas infâncias. Metodologicamente utilizamos a técnica do desenho livre em que a criança usa da sua imaginação para criar a sua arte. Participaram três (3) crianças com idade entre quatro e cinco anos matriculadas na Educação Infantil. A elas foi solicitado que desenhassem, nesses momentos de produção de culturas infantis realizamos a observação participante e um diálogo sobre as produções. Os dados foram registrados por meio de filmagem. Cada momento de interação com criança ocorreu de forma individual. Em cada produção artística as crianças desenharam situações de sua realidade, expressaram situações da memória das infâncias, de objetos que já conheciam e relacionavam com a escrita. O estudo conclui que as crianças desenham momentos históricos de suas vidas e conseguem relacionar a forme de assimilar a aquisição da linguagem e escrita. Elas desenham momentos manifestados da memória afetiva gerando uma forma de expressão carregada de criatividade e singularidades inerentes ao universo infantil.

Fonte

Fonte URI