Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada

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Data

17-04-2015

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SANTOS, Viviane Barbosa dos. Ideias sobre Ciência a atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2015. 76 f. Trabalho de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/510>. Acesso em:.
O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e Atividade Científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção de desenhos e a realização de entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se as abordagens contemporâneas da educação científica envolvendo a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sobre os resultados, observou-se que, em geral, a maioria dos sujeitos apresentaram indícios de todas as visões deformadas da Ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, identifica-se, que a visão de ciência mais expressivas foram as visões Empiro-indutivista e Ateórica, Individualista e Elitista, Descontextualizada, além do grupo denominado de outros que apresentou um conjunto amplo das visões deformadas. As implicações de tais concepções, como equívocos e generalizações, podem aparecer e influenciar a prática pedagógica dos futuros professores, bem como se perpetuar no processo de aprendizagem e significação da Ciência de seus alunos. Logo, é imprescindível que os programas de formação de professores façam diagnósticos iniciais e contínuos sobre as concepções, aprendizagens e visões expressas pelo público que atendem. Oferecendo, também, subsídios necessários para que os mesmos tenham condições de fazer uma abordagem crítica e aplicada sobre suas práticas e crenças, de modo a discutir e apresentar o conhecimento científico e seu desenvolvimento, como processo e não apenas como produto final.

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