Perfil de pacientes submetidos à facectomia no período de julho a dezembro de 2008. em hospital universitário – Belém, Pará.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2009

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

COELHO, Marcio Cunha Mousinho; LIMA, Renato Sérgio de Andrade. Perfil de pacientes submetidos à facectomia no período de julho a dezembro de 2008. em hospital universitário – Belém, Pará. Orientadora: Paula Renata Tavares Caluff. 2009. 59 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Medicina)-Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4675. Acesso em:.
Catarata é a perda da transparência da lente do cristalino, que não necessariamente afeta a visão. É a maior causa de cegueira tratável no mundo, o que representa um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. O objetivo do estudo foi determinar o perfil dos pacientes submetidos à cirurgia de catarata no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza no período de julho a dezembro de 2008. Foi feito um estudo do tipo transversal, através da revisão dos prontuários referentes aos 186 olhos operados de catarata no período da pesquisa. O resultado demonstrou que a maioria dos pacientes era de faixa etária acima de 60 anos (69,3%), com maior prevalência em mulheres (56,5%), procedentes da região metropolitana de Belém (81,7%), catarata do tipo senil (64%). Muitos prontuários não apresentaram qualquer descrição relacionada ao posicionamento (33,9%) e a acuidade visual (13,4%). A técnica operatória mais utilizada foi a extração extracapsular (82,8%). A taxa de complicações foi de 5,9% e o afrouxamento de suturas foi a mais frequente. Apesar da dificuldade de analisar alguns aspectos da pesquisa por conta do mal preenchimento de alguns prontuários, foi possível constatar que grande parte da população desfavorecida do ponto de vista socioeconômico apresenta dificuldade de acesso ao tratamento cirúrgico, principalmente a proveniente do interior. Essa constatação é reforçada pela acuidade visual muito baixa predominante entre os pacientes. Logo, o estudo concluiu que é necessário ampliar os atendimentos oftalmológicos no estado para facilitar o acesso da população carente a essa modalidade de saúde pública.

Fonte

1 CD ROM

Fonte URI