Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/444
Compartilhar:
Type: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Issue Date: | 2017 |
Title: | A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal |
Creator: | BEZERRA, Francisca Ferreira |
First advisor: | COSTA, Fernanda Analena Ferreira Borges da |
Citation: | BEZERRA, Francisca Ferreira. A importância da contação de histórias: o lúdico e a literatura infantil como ferramenta de ensino aprendizagem no maternal. 2017. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/444. Acesso em: |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo principal demonstrar de que maneira a literatura infantil, bem como a contação de histórias se relacionam com a ludicidade e dessa forma, tornam-se uma ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal. Tomando como ponto de partida os estudos de Fanny Abramovich (2005) e Nelly Novaes Coelho (2000), pode-se analisar de que maneira a contação de histórias pode ser utilizada como um método para desenvolver, mesmo que de forma inicial, o gosto pela leitura nas crianças e também aguçar a criatividade e a imaginação, sendo estas algumas das mais importantes funções da literatura. Para tanto, foram estudados aspectos históricos da literatura infantil, as leis que amparam a literatura infantil e a ludicidade dentro do ambiente escolar. Este estudo também está fundamentado no que diz respeito à alegria de contar histórias e os requisitos necessários para esta atividade; sobre como utilizar a metodologia de contar história para desenvolver o gosto pela leitura e de como os recursos implícitos na contação de história favorecem a aprendizagem. Portanto, espera-se com este trabalho que haja um melhor entendimento de como a contação de histórias pode ser utilizada como ferramenta de ensino-aprendizagem no Maternal e como a criança reage ao receber os estímulos contidos na diversidade das histórias que, ao serem contadas, transportam os ouvintes para o mundo da imaginação. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Keywords: | Literatura infantojuvenil Aprendizagem Arte de contar histórias Ensino |
Type of access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ImportanciaContacaoHistorias.pdf | 584,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License